Matrículas para a primeira turma do curso diurno da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Foz do Iguaçu inaugura um projeto piloto da primeira turma com aulas no período diurno para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA -. As matriculas iniciaram nesta segunda-feira (24) e formará uma turma multisseriada, atendendo estudantes do segundo ao quinto ano. As aulas ministradas a esse grupo serão centralizadas na Escola Municipal Parigot de Souza, próximo ao cemitério São João Batista.

O objetivo é atender a demanda de alunos com 15 anos completos que estão estudando no ensino fundamental regular. Alunos de entidades como Nosso Canto também serão beneficiados.

No curso do EJA os alunos frequentam etapas, cada uma com duração de seis meses, o que permite, num período de dois anos, concluir os estudos do segundo ao quinto ano. Para fazer a matrícula, tanto no período noturno como diurno, o aluno deve levar até a secretaria da escola o original e fotocópia da carteira de identidade e CPF, comprovante de residência e histórico escolar, se tiver.

Caso não possua o histórico será feita uma prova de proficiência, para avaliar a capacidade do estudante e em qual etapa ele se encaixa. As escolas municipais que ofertam o curso EJA são: Padre Luigi Salvutti, na Vila C, Ponte da Amizade, Emílio de Menezes, no bairro Morumbi, Érico Veríssimo, Jardim São Paulo, Vinícius de Moraes, Porto Meira e na Parigot de Souza, apenas no período diurno.

Levantamento:

De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 11.500 pessoas em Foz do Iguaçu,  com idade acima de 15 anos, são consideradas analfabetas. Nessa classificação entra quem apenas sabe assinar o nome ou não consegue escrever um bilhete simples. Em contrapartida estão matriculados atualmente no  EJA 240 alunos. Segundo a coordenadora pedagógica do EJA, da Secretaria Municipal da Educação, Valdirene dos Santos Pedrito, “a criação dessa turma diurna, é uma das estratégias que estamos adotando para cumprir o Plano Nacional de Educação, que prevê a erradicação do analfabetismo em 95% até o fim do próximo ano.

Entre as principais questões sociais, que fazem com que a criança e adolescente em idade escolar, deixem de frequentar a escola está a vulnerabilidade enfrentada pelos estudantes por problemas como pobreza extrema, exploração juvenil e a violência, como também o uso de drogas.

O trabalho é outro fator, por causa da necessidade de muitos alunos ajudarem a compor a renda familiar. Gravidez precoce, a chegada do primeiro filho na adolescência afasta das escolas tanto as meninas que têm que cuidar do bebê, como também o pai adolescente. Essas mesmas questões podem dificultar que esse público frequente as aulas à noite.

Já para os adultos e idosos pesam a dificuldade de onde deixar ou com quem deixar filhos e netos, assim como o deslocamento. As aulas do EJA são ministradas de segunda à sexta-feira das 19 às 22 horas. Todos os estudantes recebem janta, que ajuda a aguentar as três horas de aula.

Sair da versão mobile