Seminário internacional discute gestão da água em Foz

Começou nesta terça-feira, 18, no Rafain Expor Center em Foz, o seminário Segurança Hídrica. O encontro realizado pela Itaipu Binacional, em parceria com a Seção Brasileira do Conselho Mundial da Água, tem como objetivo debater a gestão dos recursos hídricos para os múltiplos usos da água, em especial o abastecimento e a geração da energia.

O evento segue até quarta-feira, 19, e ao longo dos dois dias, serão discutidos temas como os desafios da gestão de recursos hídricos frente as necessidades energéticas, a problemática dos setores de mineração e energia e a relação água x energia sob a ótica do desenvolvimento sustentável, entre outros temas.

O seminário encerra conjuntamente com a abertura do encontro Cultivando Água Boa. A programação completa do seminário encontra-se no arquivo em anexo.

Entre as principais autoridades que participam do evento, estão a diretora da Oficina Década da Água, da ONU, Josefina Maestu, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Fernando Abreu, a deputada do Parlamento Europeu, Inés Ayala, a ministra do Meio Ambiente do Paraguai, María Cristina Morales, o diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Vitoria-Gasteiz (Capital Verde da Europa), Iñigo Bilbao, Pedro Arrojo, criador da iniciativa Nova Cultura da Água, da Universidade de Zaragoza (Espanha), os
diretores-gerais da Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), além de representantes do BNDES, Ministério das Cidades, The Nature Conservancy, binacional Yacyreta e de diversos governos e empresas.

 

Sair da versão mobile