Dilma Rousseff é reeleita presidente da República

Com 51,64% dos votos, Dilma Rousseff foi reeleita presidente da República do Brasil. Com a eleição mais acirrada desde 1989, entre Fernando Collor de Melo (PRN) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os brasileiros esperaram até às 20h deste domingo (26) para saber o resultado final das eleições presidenciais de 2014.

Dilma Vana Rousseff tem 66 anos e é natural da cidade de Belo Horizonte. É filha de Pedro Rousseff, búlgaro naturalizado brasileiro, e de Dilma Jane Coimbra Silva.

Começou na militância política aos 16 anos, quando um golpe militar depôs o presidente João Goulart. Aos 19 anos foi presa e levada para o prédio do Operação Bandeirante, em São Paulo, onde foi torturada. Foi transferida para Minas Gerais e em seguida para o Rio de Janeiro, onde ficou três anos presa.

Dilma foi solta em 1972, quando se mudou para Porto Alegre. No Rio Grande do Sul se formou em economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez campanha pela Anistia em 1979 e ajudou a fundar o PDT.

Em 1986 foi secretária da Fazenda de Porto Alegre, com o prefeito Alceu Collares. Em 1989, fez campanha para Leonel Brizola. No segundo turno, apoiou Lula. Dilma presidiu a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, assumiu a Secretaria de Energia do Estado. Em 2001, filiou-se ao PT.

Com Lula vencendo as eleições em 2002, foi chamada para integrar a equipe de transição. Em 2003, assumiu o Ministério de Minas e Energia. Em 2005, assumiu o Ministério da Casa Civil.

Em abril de 2009, Dilma anunciou um câncer linfático. Em 2010, elegeu-se presidente da República, derrotando José Serra (PSDB) no segundo turno.

Sair da versão mobile