Empresa encontra grande reserva de petróleo no Paraguai

A companhia petrolífera President Energy, anunciou em Londres, na Inglaterra, que descobriu petróleo no Chaco paraguaio, região norte do país. A informação é de que o achado foi feito no Poço Lapacho e se trata de petróleo/condensado. A partir de agora, o material será analisado para determinar se é comercializável. Pela primeira vez na história, uma companhia poderá produzir o combustível fóssil em uma reserva no Paraguai.

A perfuração continuará sendo feita com o objetivo de alcançar a base de prospecto de Santa Rosa. Segundo o presidente da President Energy, Peter Levine, a descoberta representa um marco importante tanto para a empresa, quanto para o Paraguai. Levine afirma ainda, que a empresa demonstrou que não há dúvida que o petróleo convencional móvel existe no Chaco paraguaio.

Com o anúncio, as ações da empresa duplicaram de valor na segunda-feira (20). A reserva foi encontrada a quase 4 mil metros de profundidade, área menor do objetivo inicial. O achado permitirá a companhia iniciar sua primeira produção de petróleo no Paraguai no próximo ano, podendo ser vendido no próximo ano.

O ministro de Minas e Energia do Paraguai, Emilio Boungermini, qualificou o achado como algo histórico, porque se trata de acumulações potencialmente exploráveis. “É muito importante esclarecer que falta quantificação. Falta fazer estudos e testes que possam determinar a viabilidade de exploração comercial”, disse o ministro.

Sair da versão mobile