Procurador do Consórcio Sorriso responde questões sobre o transporte urbano em Foz

Nesta sexta-feira, 10, no Plenário da Câmara Municipal aconteceu o debate sobre o aumento da vida útil do transporte coletivo urbano de 10 para 12 anos. O debate foi proposto pela Associação de Músicos do Oeste do Paraná – AMOPAR, na figura de Geraldo Martins, Presidente da entidade. O Presidente do Legislativo, Zé Carlos (PROS), abriu o evento e deu o pontapé inicial à discussão.

Mais do que a proposta de ampliação da vida útil dos ônibus para mais dois anos, foram discutidas sugestões e alternativas para melhoria no sistema de transporte coletivo urbano de forma mais ampla.

O Vice-Presidente da União dos Deficientes Físicos, Nelson do Carvalho, destacou que o mais importante é “debatermos e conseguirmos fazer com que o sistema seja melhor para todos os usuários. Quando estou no ponto de ônibus o motorista não vai parar, descer a plataforma para eu embarcar, porque ele tem horário para chegar no seu destino. A qualidade dos ônibus precisa ser melhor discutida também”.

O Diretor Secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu, Luiz Queiroz, foi à tribuna manifestar sua posição. “Os usuários são transportados igual a ‘sardinha em lata’, não melhorou nada a questão da acessibilidade e temos na hotelaria e gastronomia o transporte público depois da meia noite. O que as empresas vão oferecer para os usuários? A minha sugestão é que coloquem como condição do aumento da vida útil dos veículos, a melhoria no transporte público”.

Em resposta aos questionamentos, Flávio Eisele, Procurador do Consórcio Sorriso, lembrou que o transporte coletivo da cidade tem suas mazelas. Mas, ressaltou algumas ações tomadas pela empresa: “Em setembro o consórcio colocou mais cinco ônibus novos nas linhas de maior fluxo. Em 2014, protocolamos uma proposta junto ao executivo de uma linha executiva do aeroporto até os hotéis”.

Compuseram a mesa de autoridades: Carlos Budel, Diretor Superintendente do Foztrans; Flávio Eisele, Procurador do Consórcio Sorriso e Gerente da Viação Sorriso de Foz; Gerson Rodrigues Vieria, Coordenador de Trânsito da GM; Nelson do Carvalho, Vice-Presidente da União dos Deficientes Físicos de Foz – UDF e os Vereadores: Hermógenes de Oliveira (PMDB), Taffa (PSB) e Darci DRM (PTN).

Sair da versão mobile