Procon orienta consumidores para o Dia das Crianças

O Procon de Foz do Iguaçu orienta consumidores sobre compra de presente e consumo consciente e planejado no dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Segundo nota do Procon, o primeiro passo é pesquisar para encontrar o melhor preço e verificar se o brinquedo escolhido, está de acordo com a idade da criança. Essa atitude é importante para evitar acidentes, já que peças pequenas podem ser engolidas pelo presenteado e causar um problema de saúde.

Fiscais do Procon percorrem as lojas da cidade para verificar se os empresários estão cumprindo as determinações do Código de Defesa do Consumidor. Entre elas está a apresentação na vitrine do preço do produto. Isso deve ser de forma visível para que o cliente veja o valor a ser pago à vista, valor para quitação de forma parcelada e a taxa de juros. Para o comprador vale a máxima para todas as compras. É preciso gastar a sola do sapato e pesquisar os preços. Não comprar por impulso, verificar se as ofertas são realmente ofertas. Evite se endividar, destacando que o parcelamento das compras também é uma forma de dívida.

O Procon orienta, ainda, que é necessário testar o produto antes de comprar. No caso de crianças muito pequenas é aconselhável que os pais abram a embalagem para garantir que não há peças soltas que possam ser engolidas pelo filho. A nota fiscal da compra do presente deve ser exigida pelo consumidor, ela é o documento que ajuda na hora da troca, caso seja necessário.

Lembrando que o comércio não é obrigado a realizar a troca caso o produto não apresente defeito. Por isso é importante também pegar a assinatura do vendedor ou do gerente, confirmando que é um presente. Pois, caso por exemplo, a cor não agrade ao presenteado ou a peça de roupa não sirva, seja possível fazer a troca.

Internet

Nas compras por internet, fique de olho no site consta o endereço físico da empresa. Consulte também a página do Procon para se certificar que não há registro de reclamações contra o site. Na hora da entrega pelos correios abra o produto e verifique se não tem defeito. Caso isso ocorra, o consumidor pode devolvê-lo ao próprio carteiro. Na negociação feita pela internet o prazo para arrependimento da compra ou troca é de sete dias.

O diretor do Procon Foz, Sérgio Barros da Silva, informa que a Coordenadoria de Defesa do Consumidor só pode agir no caso de empresas brasileiras. “Tanto nas compras pela internet como em lojas, só é possível buscar os direitos no Procon, caso estejam em território brasileiro, não importando o estado. E os resultados conseguidos aqui pela coordenadoria tem sido bastante positivos. Com nosso atendimento, 96% dos processos ingressados com reclamações, foram feitas conciliações”, destaca o diretor.

Além dos atendimentos diretos, o Procon atende pelo telefone 0800 45 15 12, que  recebe as ligações de todas as cidades da região que têm o código 45. Por mês são cerca de 500 atendimentos, de moradores de Foz e de municípios até Cascavel. Nesse contato eles podem tirar dúvidas e buscar o encaminhamento correto para solucionar os problemas com as compras e os produtos que apresentaram defeitos. Isso exige, muitas vezes, a ida pessoal até a sede do Procon da cidade onde a pessoa reside.

Sair da versão mobile