Sanepar lança projeto de Economia de Água em escolas


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou um programa de conscientização sobre uso racional de água e preservação do meio ambiente. A primeira ação aconteceu no último dia 25, na Escola Municipal Ademar Marques Curvo, no Bairro São Sebastião, em Foz do Iguaçu. Além de sensibilizar alunos, professores e funcionários da escola, o objetivo foi o de incentivar a manutenção e conservação das tubulações de água.

De acordo com a assistente social da Sanepar, Edvane de Oliveira Amaral, as atividades levam o conceito de que, na natureza, tudo está integrado e que a preservação ambiental engloba tanto o uso racional da água como a remoção e a destinação correta do esgoto doméstico. “Um dos critérios para a escolha da escola para realizar o projeto da economia foi o fato de que o sistema de coleta e tratamento de esgoto foi implantado no bairro”, diz.

Na primeira etapa, foram reunidos alunos de 3ª e 4ª séries que participaram de uma “contação de histórias”. Nesta atividade, a equipe de educação ambiental da Sanepar incentivou os alunos a criarem a história do “Camelo, o Burro e a Água”, mostrando que são os pequenos comportamentos no dia a dia das famílias que contribuem para a economia da água.

O projeto também irá fazer o diagnóstico de consumo da escola, identificando vazamentos, tubulação danificada e as condições da caixa-d’água. A partir desta verificação, em caráter excepcional, técnicos da Sanepar farão os reparos e adequações necessárias na rede hidráulica da escola. A diretora Elizabete Barbosa Hara considera a parceria uma excelente atividade pedagógica. “Ações como esta estimulam as crianças a desenvolverem o conceito de economia”, diz.

Paralelamente ao projeto de incentivo ao uso racional da água, a Sanepar também tem realizado reuniões comunitárias na região do bairro São Sebastião. Na noite de quinta-feira (25), foi realizada a segunda reunião no bairro. Cerca de 20 moradores puderam tirar suas dúvidas sobre como fazer a ligação de esgoto, conhecer os prazos e a forma de pagamento das contas de água e esgoto.

Assessoria

Sair da versão mobile