Deputados-candidatos paranaenses participam da CPMI da Petrobras

Dois deputados paranaenses compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na tarde de quarta-feira (17), no Congresso Nacional, em Brasília. A expectativa era de que Paulo Roberto Costa, ex-presidente da Petrobrás nos governos Lula e Dilma, respondesse as perguntas dos parlamentares e entregasse mais nomes envolvidos no suposto desvio de dinheiro da petroleira. Fernando Francischini (SDD-PR) e Rubens Bueno (PPS-PR), candidatos à reeleição, foram os representantes do Paraná no CPMI.

Paulo Roberto Costa foi levado de Curitiba, onde está preso, com um avião da Polícia Federal, até Brasília. Mesmo com depoimentos feitos em sigilo à polícia e o anuncio da mídia de que o acusado não falaria em plenário, os parlamentares membros da CPMI não “abriram mão” de interrogar Paulo Roberto.

Durante sessão aberta transmitida pela TV Câmara e retransmitida pelos maiores canais TV do país, Paulo Roberto repetiu várias vezes a mesma frase, “Me reservo ao direito de ficar calado”. Ao perceberam que o ex-diretor não responderia a nenhum questionamento, os parlamentares discutiram a possibilidade de a sessão acontecer em segredo, onde deputados e senadores poderiam expor dados confidenciais.

Por mais alguns minutos os parlamentares discutiram a possibilidade de continuar a sessão aberta, encerrar a sessão ou realizar de forma secreta. No início da sessão Paulo Roberto já havia informado que usaria o direito de permanecer em silêncio, independente de a sessão ser aberta ou fechada.

Na tentativa de conseguir dados sobre o suposto esquema de lavagem de dinheiro da Petrobras, Os integrantes da CPMI já agendaram uma reunião com ministros do STF para a próxima terça-feira (23), às 18 horas, para solicitar informações sobre a delação e saber quando os parlamentares poderão ter acesso à integra do processo.

A lista de parlamentares participantes da CPMI

Os 16 senadores titulares são: João Alberto Souza (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Kátia Abreu (PMDB-TO), Ciro Nogueira (PP-PI), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Aníbal Diniz (PT-AC), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), Gim Argello (PTB-DF), Ataídes Oliveira (Pros-TO), Álvaro Dias (PSDB-PR), Mário Couto (PSDB-PA) e Jayme Campos (DEM-MT).

Os 16 deputados titulares são: Marco Maia (PT-RS), Sibá Machado (PT-AC), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Hugo Napoleão (PSD-PI), José Carlos Araújo (PSD-BA), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Júlio Delgado (PSB-MG), Fernando Francischini (SDD-PR), Rubens Bueno (PPS-PR), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Marcio Junqueira (Pros-RR) e Enio Bacci (PDT-RS).

Sair da versão mobile