Capacitação dos Profissionais da Saúde do município

Na segunda-feira, 15, acontece a aula inaugural de Capacitação dos Profissionais da Saúde do município, tendo como público alvo médicos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas e farmacêuticos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, em parceria com a Política Nacional de Plantas Medicinais do Ministério da Saúde, promove as ações necessárias para garantir o acesso seguro e racional das plantas medicinais e fitoterápicos, na rede municipal de saúde.

O evento que acontece em duas etapas será realizado em seu primeiro momento na Escola de Governo, de 15 a 19 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Os servidores terão embasamento para implantação de projetos de intervenção nos serviços de saúde com ênfase na atenção básica, bem como promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, e educação popular em saúde.

Já na segunda etapa (22 a 26 de setembro), será aplicada a parte prática da capacitação, voltada exclusivamente aos médicos, tendo como pauta a prescrição de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

O local para o evento será na Unidade Básica de Saúde do Jardim São Paulo II, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A capacitação será ministrada pela Doutora em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Pernambuco Evani de Lemos, tendo também como facilitador o médico Celerino Almeida Carriconde, especialista em Fitoterapia e Medicina Tradicional.

Para o secretário de Saúde Charlles Bortolo, esse encontro visa pactuar estratégias para o fortalecimento da área, divulgar conhecimentos sobre o tema, promovendo assim, uma integração entre profissionais e gestores.

Após a capacitação os profissionais estarão aptos a prescreverem plantas medicinais e fitoterápicos no atendimento dos usuários do SUS, nas áreas de Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, e Saúde Mental (Ansiedade e Depressão).

Sair da versão mobile