Trabalho com pescadores tira 37 toneladas de lixo do Lago de Itaipu

Trabalho com pescadores tira 37 toneladas de lixo do Lago de Itaipu
Em pouco mais de um mês, de 22 de julho a 28 de agosto, foram retiradas da faixa de proteção e das margens do Lago de Itaipu 37,2 toneladas de lixo. O trabalho inédito envolveu 352 pescadores da região, além de técnicos de Itaipu e de prefeituras da Bacia do Paraná 3 (BP3), área atendida pelas ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB).

A iniciativa, que tem o objetivo de valorizar o pescador artesanal como agente ambiental, além de sensibilizar a comunidade para a importância das ações de preservação, foi coordenada pela Divisão de Reservatório e pela Divisão de Educação Ambiental, ambas ligadas à Superintendência de Gestão Ambiental de Itaipu.

O trabalho contou com a parceria das colônias e associações de pescadores que atuam no reservatório, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e das prefeituras de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Candido Rondon, Mercedes e Guaíra.

A gerente da Divisão de Reservatório, Carla Canzi, explicou que essa foi a primeira vez que diferentes instituições se uniram para promover a limpeza do lago. A partir de agora, a ideia é repetir o trabalho semestralmente, pelo menos pelos próximos dois anos.

“A experiência foi importante para consolidar a ação e a articulação da Itaipu Binacional em prol da conservação ambiental”, avaliou a gerente.

As atividades foram concentradas nos pontos de pesca e na faixa de proteção. Os pescadores receberam equipamentos de proteção e sacos para armazenar o material coletado – parte deles doados pela empresa AB Insumos, filial de Santa Helena. A destinação correta do lixo foi dada pelas próprias prefeituras.

Do material coletado, chamou a atenção a descoberta de sete embalagens cheias de pesticidas – produto que, caso não fosse recolhido, poderia se romper e poluir a flora e contaminar o lago.

Itaipu

Sair da versão mobile