IML terá nova sede em Foz

O Instituto Médico Legal de Foz ganhará nova sede. . A área localizada próxima ao Fórum Eleitoral, no bairro Alto São Francisco, foi doada pelo município ao governo do estado, que terá um ano para fazer a escritura pública. O terreno com cerca de sete mil metros quadrados vai abrigar o prédio, que terá uma estrutura com amplo espaço para atendimento ao público, além de laboratórios técnico-científicos à disposição da polícia e do poder judiciário.

A direção do IML já está juntando a documentação de doação dos terrenos, da área de servidão pública que cortava a área, e as matrículas para encaminhar à Secretaria de Estado da Segurança Pública, que posteriormente publicará o edital de licitação da obra. O prédio do Instituto Médico Legal em Foz do Iguaçu deverá seguir os projetos de construção de municípios como Londrina e Maringá. A estrutura terá auditório, saguão, sala de estar, capela, banheiros, salas de raio X, arquivos, atendimento e coleta, além de consultórios, salas de repouso, recepção e área de necropsia. Contará ainda com setor administrativo, laboratórios, estacionamento para o público e funcionários.

Atualmente, o instituto recebe por mês em média 30 corpos de pessoas vítimas de morte violenta, como acidentes de trânsito. São feitos mensalmente cerca de 150 exames de lesões corporais.  Seis municípios são atendidos pelo IML de Foz, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Missal e Itaipulândia, além das vítimas de lesões do Paraguai e da Argentina.

O Instituto Médico Legal é responsável pelas necropsias (exames cadavéricos) e laudos cadavéricos, para as polícias científicas na área de medicina legal. Ocorrem ainda autópsias, exames de corpo de delito e demais perícias como: exame de lesões corporais, de verificação de embriaguez ou intoxicação por alimentos ou substância de qualquer natureza, constatação de violência sexual e demais perícias que interessem à justiça e que necessitem do posicionamento dos especialistas em medicina legal. Hoje esse atendimento em Foz é prestado por três médicos, quatro auxiliares de necropsia, três motoristas e também funcionários da área administrativa e serviços gerais.

Sair da versão mobile