Escola Papa João Paulo I adotou leitura e reforço escolar desde o 1° ano


O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente a 2013 e divulgado na última semana, mostrou que a escola Papa João Paulo I obteve a nota 8.7, sendo a maior colocação entre as escolas públicas de Foz do Iguaçu. A escola localizada no Jardim Itamaraty, conta com 140 alunos, divididos em cinco salas de aula, de 1° a 5° série do ensino fundamental. Para a diretora da escola, Jenecí Maria, a nota é o resultado de um trabalho desenvolvido há muito tempo e com muita seriedade.

A diretora explicou que foram adotados novos projetos que melhoram o desempenho dos alunos, desde os primeiros anos da vida escolar, como a leitura desde o primeiro ano e reforço escolar. “Era um sonho ter o reforço desde o primeiro ano, mas para isso a gente precisava ter os profissionais e o espaço também”, contou a professora Jenecí.

Além dos projetos aplicados na escola, a diretora ressaltou o trabalho conjunto entre os professores e Secretaria Municipal de Educação, que deu continuidade no trabalho desenvolvido desde 2005, quando as escolas municipais de Foz do Iguaçu passaram a ser avaliadas. “É um orgulho fazer parte dessa fase da educação de Foz do Iguaçu, porque todo o município ta crescendo, ta melhorando e a escola não poderia ter outro resultado”.

Em 2009, a Escola Papa João pulo I já havia conquistado a melhor colocação entre as escolas municipais de Foz, com a nota 8.4 e em 2011, a escola ficou em segundo lugar com 8.3 pontos.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007 e representa dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho na avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a prova Brasil para os municípios.

Sair da versão mobile