Fila de consultas soma 14 mil pessoas em seis especialidades, diz vereadora

A vereadora Inês da Saúde (PCdoB) apresentou documentos revelando o número de pacientes que aguardam para consultar com as especialidades médicas do SUS. Os documentos foram entregues à parlamentar em atendimento a um requerimento aprovado pelos vereadores. No documento constam os dados referentes à fila de espera para consulta com especialistas. A vereadora informou que acionará o Ministério Público.

Segundo os dados divulgados pela vereadora, na oftalmologia, entre pacientes que aguardam a primeira consulta e os chamados pendentes, há mais de nove mil na fila de espera. Na neurologia, um dos médicos tem uma fila de aproximadamente 4.500 pacientes. Na reumatologia, são mais de 2.200 pacientes na fila. Na neuropediatria são aproximadamente 1.240 crianças, enquanto na endocrinologia são 3.225 e na ortopedia, 2.858 pacientes.

O secretário de Saúde Charles Bortolo defende que a situação está melhor do que estava no início da atual gestão. “Herdamos a fila e estamos resolvendo”, emenda. Charles, não contesta os números, mas pede que a analise seja feita tecnicamente. “Muitas das consultas representam retornos previstos ou resultado da primeira consulta”, explica. O secretário reconhece que a área mais critica é da reumatologia pela falta de profissional. “Na neuropediatria já contamos com um médico prestando atendimento às crianças”, acrescenta.

Quanto à informação de que muitos pacientes estão esperando por consulta com médicos que já não estão mais na rede pública, o secretário lamenta os problemas enfrentados com o programa “Saúde Foz” e as dificuldades de migrar a fila entre os profissionais. “Estamos estudando a melhor saída para este problema”.
Costa Cavalcante

 

Em atendimento a um requerimento da vereadora Inês da Saúde, o Diretor-Superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcante, Anilton Beal foi convocado para esclarecer dúvidas a respeito da dívida da prefeitura com a instituição.  O hospital suspendeu o atendimento dos pacientes por falta de pagamento. Beal deve comparecer à Câmara na próxima terça-feira (9), às 10h30.

Foto de Universo da Notícia

 

Sair da versão mobile