Unila realiza curso de aperfeiçoamento de professores

Nesta sexta-feira, 5, inicia a nova etapa do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), programa do Ministério da Educação que na região é coordenado pela UNILA. A aula inaugural do curso de Formação de Professores – nível Aperfeiçoamento será ministrada pela professora Eliana Aparecida Araújo Fernandes, da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, e pela professora Eliana Rosa Sturza, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O tema será “As Línguas e o PEIF”.

Um total de 240 professores da rede estadual de ensino estão inscritos no curso, que tem carga horária de 140 horas. A metodologia didática inclui oficinas e seminários temáticos, que acontecem até novembro. Além de Foz do Iguaçu, o curso será realizado em outras duas cidade: Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu.

O PEIF tem como principal objetivo qualificar e aprimorar a formação em serviço, além de intercambiar conhecimentos teóricos e práticos, construídos na Universidade e na escola.

O acompanhamento pedagógico contínuo é uma estratégia de viabilização de ações pedagógicas do Programa, que busca, ainda, garantir a execução de uma metodologia diferenciada, orientar o planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem entre as escolas brasileiras e as escolas parceiras de países vizinhos, e promover a mobilização e integração de toda a comunidade escolar em torno da transformação da escola em um espaço integral e intercultural.

Sair da versão mobile