Semana do Peixe acontece em Foz

A semana do Peixe acontece em Foz do Iguaçu, e segue até a sexta-feira, 05, no Rafain Palace Hotel e PTI. A programação conta com palestras, painéis, reunião de trabalho e visita de campo, além de atividade cultural, que será realizada na UNILA Centro. O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes afirmou que a semana do peixe tem como objetivo aumentar o consumo de peixes.

Lopes ressaltou que o evento serve para, além de apresentar ideias, mostrar ao povo brasileiro a importância que tem o setor da pesca. “É imensa a perspectiva do Brasil se tornar um grande produtor na área”, ressalvou.

Algumas ações deverão ser implementadas, também, no Lago de Itaipu. Segundo o ministro, após as ações desenvolvidas, será possível produzir, praticamente, a metade da produção nacional.

Tilápia

A liberação do cultivo de tilápia também foi questionada com o ministro. Eduardo explicou que já há estudo e projetos para essa ação. “É o carro chefe do setor, com alta qualidade. Estamos prontos para desenvolver as ações. O mais rápido possível iniciaremos a produção”, finalizou.

Diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, também participa do evento. Para o diretor, o oeste do Paraná é uma das regiões mais produtiva do Brasil em vários setores, mas faltava a atenção especial para a produção de peixe. Samek afirma que a região oeste esta bem estruturada, com cursos e  até mesmo doutorado no setor.

Samek ressaltou que atualmente são 18 frigoríficos, além do Rio Iguaçu e Lago de Itaipu, que fortalecem a produtividade. “Depois das aves e suíço, a terceira maior produção na região oeste é o pescado, superando a gado de corte. Vamos acelerar este setor e se tornar destaques”, finalizou.

Sair da versão mobile