Unidade psiquiátrica é inaugurada no Hospital Municipal


Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (1) a Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu. São 11 leitos destinados ao Programa Crack, É Possível Vencer, do governo federal, que atenderá pacientes em surto ou que sejam encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e psiquiatria do município.

Segundo o secretário de Saúde do Município, Charles Bortolo, o hospital já contava com seis leitos para atender casos psiquiátricos, que eram atendidos pela parte de residência. “Não tinha uma estrutura específica para isso. Hoje nós ampliamos os leitos e a equipe”, disse o secretário, informando que a equipe conta com mais de 20 enfermeiros.

Esses 10 leitos inaugurados serão exclusivamente para dependentes de crack. Em seguida, mais cinco serão instalados para atender casos de surtos psiquiátricos e outros tipos de dependentes químicos. A nova ala do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu recebeu o nome de José Elias Aiex Neto.

Atualmente encontra-se na fila 80 pacientes no aguardo do procedimento. Inicialmente serão realizadas cirurgias mensalmente, até a completa interação dos vários serviços de apoio ao tratamento, firmando o compromisso assumido há cerca de dois meses, pelo secretário de Saúde Charlles Bortolo junto a Associação de Bariátrico de Foz do Iguaçu.

Sair da versão mobile