Facebook dos candidatos não traduz número de internautas do Paraná

Dante Quadra

Ao contrário do que se pensava para essas eleições, os candidatos não estão sabendo usar as redes sociais para conversar com os eleitores e apresentar suas propostas. Até o momento, aplicativos como Twitter, Instagram é até mesmo o popular Facebook, são usados mais como agendas de campanha e panfletos eletrônicos, do que ferramentas para debate e discussões políticas entre candidatos e eleitores.

Com uma população de 11 milhões de habitantes, o Paraná possui cerca de 5,5 milhões de internautas, sendo o 6° estado brasileiro com mais usuários de internet. O levantamento é de maio de 2013.

Mesmo com uma população de internauta passando os 5 milhões, o número não se reverte em “curtidas” nos perfis de Facebook dos oito candidatos ao governo do Estado do Paraná.

O candidato à reeleição Beto Richa (PSDB), é o político com mais seguidores no Facebook. O perfil do atual governador paranaense tem 127.637 “curtidas”. Em seguida, aparece Gleisi Hoffmann (PT), com 113.703 “curtidas”. Em terceiro lugar e bem distante da senadora petista, está Roberto Requião (PMDB), que embora já tenha sido governador por três vezes e é um dos atuais representantes do Paraná no Senado, possui apenas 30.181 “curtidas” no Facebook.

Ainda mais distantes dos três mais bem colocados candidatos nas pesquisas, aparece Ogier Buchi (PRP), com 2.778 seguidores; Bernardo Pilotto (Psol), com 2.411; Rodrigo Tomazini (PSTU), com 1.315; Túlio Bandeira (PTC), com 783 e Geonísio Marino (PRTB), com 234 amigos.

O levantamento foi realizado na quarta-feira (27).

Sair da versão mobile