Projeto Vida no Trânsito é apresentado

Na manhã dessa segunda – feira (25), o secretário de saúde, Charles Bortolo, apresentou o projeto “Vida no Trânsito”, durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A finalidade do projeto é de integrar as ações ao observatório de dados do GGIM.

A proposta foi aceita por unanimidade pelo grupo, que vai permitir informações qualificadas sobre as lesões e mortes causadas no trânsito, utilizando bancos de dados da segurança pública, trânsito e saúde sobre acidentes e vítimas. O projeto é coordenado pelo enfermeiro Marcelo Lima Leite e tem como suplente a enfermeira Érica Ferreira.

Foz do Iguaçu está entre os primeiros municípios do Brasil a ser contemplado com o projeto “Vida no Trânsito”, que tem como objetivo subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio do planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações integradas e intersetoriais. Para desenvolvimento do projeto foi criado a Comissão Municipal Intersetorial de Segurança no Trânsito através do Decreto Nº 23054 de 13/05/2014.

Participaram da reunião, o Prefeito Reni Pereira, que também é presidente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Foz do Iguaçu, o secretário de Saúde Charlles Bortolo, representantes da Vigilância Epidemiológica, Destacamento Aéreo, Diretoria de Atenção Básica, Secretaria de Turismo, GAECO, Vigilância em Saúde, DIES, CAPE/SESP, 14º Batalhão de Policia Militar, CRAM, 5ª CIA Ambiental, Núcleo ODM – Comitê Educacional de Direitos Humanos, 6ª SDP, PRF, Corpo de Bombeiros, GGIM/GAP – Gerente de Acompanhamento de Projetos Preventivos, SMSA, ABIN, Gabinete Municipal e a Senhora Brigida Reinold, Pesquisadora do SENASP, pela UFRJ.

Governo Municipal

O Projeto foi aceito pelo gestor municipal através de um termo de compromisso, que é referente à manutenção de Ações e Serviços Estratégicos de Vigilância em Saúde.

Outro objetivo é promover o desenvolvimento de ações de intervenção, baseadas nas evidências obtidas após análise de dados e informações, por meio de planejamento integrado e intersetorial, com projetos de intervenções focados a partir dos fatores de risco prioritários de ocorrência dos acidentes de trânsito, nos grupos de vítimas e nos pontos críticos de ocorrência de acidentes no município.

O Projeto está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde e SAMU e conta com representantes da Vigilância Epidemiológica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança Pública, SIATE, Polícia Militar, DETRAN, Polícia Rodoviária Federal, Foztrans, IML e Assessoria Especial de Tecnologia da Informação e Fundação Cultural.

O projeto “Vida no Trânsito” é a denominação, no Brasil, do projeto Road Safety in Ten Countries (“RS-10”), voltado à redução das mortes e lesões causadas no trânsito em 10 países. No Brasil, o projeto começou a ser desenvolvido em cinco capitais: Belo Horizonte; Campo Grande; Curitiba; Palmas e Teresina, com foco na qualificação da informação e na integração Intersetorial (Saúde, Segurança, Transporte, Trânsito, Educação, entre outros) e teve, a partir de 2012, sua metodologia expandida para as demais capitais brasileiras.

Sair da versão mobile