Debate sobre possíveis casos do Ebola em Foz

A prevenção e tratamento de possíveis casos do Ebola em Foz será tema de debate durante reunião na Vigilância Epidemiológica no Bairro Vila Yolanda.

Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Roberto Valiente, o objetivo é unir forças entre todas as áreas da saúde para informar o que é a doença do Ebola, além de preparar um fluxograma sobre cada função da Secretaria Municipal de Saúde, 9ª Regional de Saúde e Hospital Municipal. “Essa medida está sendo adotado em todo o país com a finalidade de prevenir o caso da doença, embora não tenha acontecido nenhum caso no Brasil”, explica Roberto.

Entenda sobre o Ebola

Ebola é uma doença que foi diagnosticada inicialmente em 1976 na África subsaariana, na  República Democrática do Congo, Gabão, Uganda e Sudão, causando uma epidemia que matou cerca de 90% dos infectados.

Acredita-se que a propagação do vírus tem início quando uma pessoa entra em contato com fluídos corporais de um animal infectado. O vírus fica no corpo durante 21 dias encubado até começar a aparecer os sintomas e tornar contagioso. Os sintomas são parecidos com da gripe: febre, dores de cabeça, na garganta e no corpo, diferenciado apenas do cansaço excessivo, náuseas, vomito e diarreia.  Em fases elevadas podem ocorrer problemas hemorrágicos.

A doença ainda não tem cura, apenas tratamento de  terapia de reidratação oral ou intravenosa. Embora nenhuma caso tenha sido diagnosticado no Brasil, todo país está em alerta nos aeroportos e áreas de fronteira com outros países para prevenir uma possível epidemia.

Sair da versão mobile