Polícia ambiental apreende redes de pescas e armas em acampamento clandestino

Servidores da Polícia Ambiental realizaram várias apreensões durante fiscalização no interior do Parque estadual “Guarani”. A primeira ação aconteceu após os policiais localizaram duas embarcações, e na ordem parada, os ocupantes fugiram deixando para trás os barcos e equipamentos existentes em seu interior.

Na embarcação, os policiais localizaram 200m de redes de pesca, dois motores, além de uma espingarda carabina cal. 22, com silenciador, luneta, mira laser, e com a numeração raspada, tipicamente utilizada para caça.

Ainda na tarde de domingo, 24, Policiais Militares Ambientais do Grupo SELVA de Foz do Iguaçu, realizando patrulhamento de rotina a pé, com a finalidade de identificar possíveis cometimentos de crimes contra a fauna, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Os policiais localizaram  um acampamento clandestino, e ao vistoriar em seus arredores, a equipe encontrou três armas de fogo com silenciadores, sendo duas calibre 22, e mais uma calibre 32, forma localizadas ainda 256 munições intactas, as quais estavam muito bem escondidas, dentro de árvores ocas, enroladas em meio a lonas, e encoberta por folhagens, o que torna a sua localização em meio da mata muito difícil; Apesar das vistorias e buscas não foi possível localizar os infratores.  As armas e as munições foram apreendidas e entregues á delegacia de Polícia Civil correspondente.

A caça no Brasil é totalmente proibida pela legislação ambiental, assim como causar danos á Unidades de Conservação de Proteção Integral, como no caso do Parque Nacional do Iguaçu e do Parque estadual Bosque Guarani.

“Em virtude das pesadas penas previstas na legislação, é prática usual dos caçadores, esconderem as armas de fogo em meio a densa floresta, pois caso flagrados portando os armamentos, o crime é inafiançável; O

Parque Nacional do Iguaçu é um patrimônio Natural da Humanidade, assim declarada pela UNESCO, e a Polícia Ambiental participa da responsabilidade em Fiscalizar e preservar esta singular biodiversidade”, explica o Comandante da 5ª Cia/BPMA, Capitão Capelli.

A comunidade em geral, podem realizar denúncias anônimas, através do fone 45.3527-2424, para toda a região OESTE e SUDOESTE do estado do Paraná

Sair da versão mobile