Moradores denunciam suposta irregularidade em pesquisa de censo animal

Por Daryanne Cintra

Durante o programa Contraponto de quarta-feira, 13, o ouvinte Heraldo Magalhães do bairro Vila C, denunciou possíveis irregularidades em um questionário de perguntas que vem sendo aplicado pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses. O questionário é aplicado durante a visitação nas residências para a vacinação antirrábica.

A proposta inicial da campanha era promover um censo animal, a fim de levantar dados referentes aos cães e gatos vacinados. Porém conforme disse o ouvinte, uma pergunta não caberia nesta proposta. “Eu não sei quem orientou isso, mas a pergunta que finalizou o questionário era: ‘Que nota você dá para o prefeito Reni Pereira?’, achei estranho”, disse.

Após da denúncia feita por Heraldo, outros ouvintes da Rádio Cultura, inclusive agentes que não quiseram se identificar entraram em contado com a emissora e confirmaram a denúncia. Tendo em vista à situação, o coordenador do CZZ André Leandro participou ao vivo do programa, por telefone, e pontuou algumas questões quanto à denúncia.

De acordo com o coordenador a informação não procede. “A orientação partida para as equipes é a de seguir o questionário do censo. De forma alguma esta pergunta sobre a atuação do prefeito esta na pesquisa. O que existe é uma pergunta quanto ao grau de satisfação do serviço prestado pelo CCZ”, falou.

Outro ponto colocado pelo ouvinte é de que a renda familiar também estaria sendo perguntada no questionário. André confirmou essa pergunta e explicou o motivo. “De fato a renda esta sendo questionada para subsidiar projetos futuros de planejamento e micro-chipagem nos animais”.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, por meio do presidente Valter André Ferreira, também entrou no caso, e em nota publicada na página do facebook do Sismufi esclareceu que, “ O Sindicato refuta o uso do trabalho dos servidores para realização de pesquisa sobre atuação do prefeito municipal e do trabalho da Secretaria de Saúde”.

Ainda na nota, Valter disse que “Também esclarece à toda população que os trabalhadores não são responsáveis pela avaliação política. O Sismufi cobrará mais explicações do prefeito, mas está claro o envolvimento político da direção do CCZ, resta saber se de maneira isolada ou atendendo interesse do Executivo”.

O Secretário Municipal da Saúde, Charles Bortolo ficou sabendo da situação através da reportagem da Rádio Cultura, e disse que irá buscar entender o que está acontecendo para iniciar possíveis investigações quanto ao caso.

Nesta quinta-feira (14) pela manhã, a Rádio Cultura entrou em contato com a coordenação do CCZ, que por sua vez não quis gravar entrevista e nem comentar a repercussão das denúncias. Ainda assim, o CCZ nega que a situação. O trabalho de vacinação continua normalmente.

Sair da versão mobile