Não atender a região é inconstitucional, disse secretário Estadual

Dante Quadra

Após o anúncio que o município de Foz do Iguaçu deixará de atender os demais municípios da 9° Regional de Saúde, através do Hospital Municipal Germano Lauck, o secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, ressaltou que a decisão é inaceitável e inconstitucional. O secretário lembrou que o município está inserido na saúde de Gestão Plena pelo Sistema Único de Saúde – SUS – o que obriga a atender a região.

“O município parece que esquece que está em uma gestão plena e quando você está nessa forma de gestão dentro do SUS para estabelecer seu teto leva-se em conta recursos que foram retirados dos municípios e que são colocados no teto de Foz do Iguaçu”, ressaltou.

Caputo informou que os números de procedimentos do Hospital Municipal deveria atender 35% da população da região, mas hoje não chega a 10% “O Estado é parceiro de Foz do Iguaçu, foi parceiro na administração passada quando foi demandado e é parceiro agora colocando R$ 15 milhões, que inclusive queremos saber onde foi aplicado”, disse.

O secretário salientou ainda, que caso o município deixe de realizar os atendimentos aos moradores dos oito municípios que fazem parte da Regional, poderá ser enquadrado em omissão de socorro. “Para omissão de socorro tem ação de outros poderes e tem também as nossas. Quero tranquilizar a população que precisar de serviços porque ela vai ter”, ressaltou.

ESCUTE A ENTREVISTA, CLIQUE AQUI: Secretário de Saúde do Estado

Sair da versão mobile