Ginástica comunitária leva saúde à terceira idade em Santa Terezinha

Da Assessoria
Foto: Antonio Pitondo

Em parceria com a secretaria municipal de saúde, a secretaria de esportes e lazer está desenvolvendo o projeto Ginástica Comunitária nos bairros. A atividade atende principalmente o público da terceira idade. Duas vezes por semana em cada região da cidade, um profissional de educação física se reúne com os participantes. Por meio de exercícios específicos para essa faixa etária de idade, o objetivo é promover a qualidade de vida dos integrantes.

Aos 67 anos, Maria de Lurdes da Silva diz estar revigorada desde que integrou o grupo. “É uma maravilha, a gente fica mais motivada. Enquanto tiver eu vou participar”, conta ela. A colega de ginástica, Ana Rodrigues, 58, confirma que as dores no corpo deixaram de ser um problema. “Depois que comecei a participar me sinto muito melhor, tenho mais energia, estou mais alegre, tem sido muito bom pra mim”, garante Ana.

A secretaria de saúde, através dos agentes comunitários fica responsável pela divulgação do projeto. Durante as visitas nas casas dos moradores eles incentivam os idosos a participarem. “Nós entendemos que a prática de atividade física é importante para a saúde de qualquer pessoa, e principalmente para a pessoa idosa, por isso essa ação conjunta com o esporte”, diz Lisiane Mara Diedrich Silva, diretora de saúde do município.

Rêmulo Ramalho, secretário municipal de esportes, enfatiza que o projeto é levado aos bairros para oferecer comodidade à população. “Criamos um cronograma com dias e horários justamente para facilitar. Para isso, levamos em consideração o transtorno que gera o deslocamento do bairro, perto de casa facilita pra quem tem outros afazeres, mas quer participar também. Unimos o útil ao agradável”, ressalta o secretário.

Sair da versão mobile