Mesmo com economia de R$2 mi, HM pode cortar atendimento regional

Acabou na manhã desta segunda-feira (4) a intervenção na Fundação Municipal de Saúde. Fernando Cossa, que presidiu o Hospital Municipal Germano Lauck durante 3 meses, entregou o cargo para o novo diretor Geraldo Biesek e apresentou um relatório das atividades realizadas no período.

Segundo Cossa a nova forma de administração da Fundação Municipal de Saúde gerou uma economia de cerca de 2 milhões de reais. “O primeiro trabalho foi a mudança da maneira de contratar médicos, nós tínhamos todos os médicos contratados por CLT, e conforme os contratos foram sendo encerrados nós abrimos credenciamentos e agora temos a contratação de serviço por empresa, e só ai economizamos 1 milhão de reais e o restante foi em função de reorganização de serviço” explicou.

O prefeito Reni Pereira afirmou que mesmo com essa economia ainda é possível que ocorra o corte nos atendimentos de pacientes vindos de municípios da região caso não haja compartilhamento de custos. “Será feita uma reunião amanhã (terça-feira, 5) com representantes desses municípios e dada a comunicação, caso não tenha um repasse do SUS, eles terão que arcar com os custos, eles ou a regional de saúde” disse o prefeito.

Com mais de 30 anos de experiência na área, o novo diretor Geraldo Biesek afirmou que a questão financeira do hospital será um desafio. Ele disse ainda que não vê o corte no atendimento à pessoas de outros municípios como a melhor forma de se resolver o problema. “Não vai ser a melhor alternativa pra ninguém, por que quem vai sair prejudicado com tudo isso obviamente, é a população, eu acho que nós temos que evoluir sim pra esse entendimento de que precisa mais dinheiro e quem tiver condição de colocar esse dinheiro pra fazer o custeio de todo esse serviço terá que se apresentar” concluiu.

Sair da versão mobile