Conferência Estadual de Educação acontece em Curitiba

Por Daryanne Cintra

Professores da rede estadual de ensino de todo o Paraná estão reunidos desde sexta-feira, (1), para a IV Conferência Estadual de Educação. O Fórum promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Paraná tem como principal objetivo definir as reivindicações pedagógicas das escolas do estado, e também discutir ações que fortalecem a educação pública. O evento que termina neste sábado (2).

Esta conferência é resultado do pré-encontro que aconteceu em todos os Núcleos Sindicais nos meses de maio e junho deste ano. Durante a pré-conferência o Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu levantou diversos pontos a serem levados e discutidos em Curitiba.

Os principais eixos de discussão levados ao encontro são: melhorias nas condições de trabalho dos professores, valorização profissional, reajuste salarial, revisão do piso, ampliação da hora atividade, contratação de funcionários para as escolas, construção de novas escolas, redução do número de alunos por turma, entre outros assuntos.

Durante a pré-conferência em entrevista à Rádio Cultura, o presidente da APP Sindicato de Foz do Iguaçu, Silvio Borges, ressaltou que a conferência estadutária acontece a cada três anos. “Neste momento nós fazemos uma avaliação das políticas educacionais dos últimos três anos, neste caso do governo Beto Richa. E a partir disso, nós fazemos uma atualização da pauta de reivindicação. Essa nova pauta será construída, levada para a Conferência Nacional e será entregue a todos os candidatos ao Governo do Estado, uma vez que este ano é ano de eleição”, completou.

Sair da versão mobile