Nova fiscalização eletrônica começa a funcionar em Foz

O Foztrans anunciou que os novos e antigos equipamentos de fiscalização eletrônica instalados nas ruas, avenidas e cruzamentos de maior movimento em Foz do Iguaçu, estão aferidos e em funcionamento.

São radares, furões e lombadas eletrônicas que registram em foto e vídeo infrações cometidas pelos motoristas, como trafegar acima da velocidade permitida, avanço de sinal, parada sobre a faixa de pedestres. Com o fim da aferição feita pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro,  estão em funcionamento no município 20 equipamentos, entre eles cinco novos radares.

O objetivo é reduzir o desrespeito às leis de trânsito que colocam em risco a segurança de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas.

Os flagrantes dessas infrações resultaram no mês de junho, antes do Foztrans colocar em atividade sete novos equipamentos entre eles, radares, furões e reativar duas lombadas eletrônicas, na emissão de 4.727 multas. Os valores dessas notificações variam entre R$ 85 e R$ 574 reais, além de somar até sete pontos na carteira de habilitação. Em alguns casos, quando o motorista circula a uma velocidade 50% do limite permitido, ocorre a suspensão da habilitação do condutor.

Entraram em funcionamento nessa última semana os radares que limitam a velocidade a 60 quilômetros por hora, instalados na avenida Paraná, entre as avenida Costa e Silva e a rua Rosa Cirilo, nos sentidos centro-Vila A e bairro- centro. Também na avenida JK, próximo ao clube Gresfi, nos dois sentidos centro-Ponte da Amizade e Ponte da Amizade-centro. Além do radar na avenida das Cataratas, em frente ao hotel Mabu, que começou a funcionar.

Foram reativadas há alguns dias as lombadas eletrônicas na rua Tarobá e avenida Felipe Wandscheer, com velocidade máxima de 40 quilômetros por hora. Na avenida General Meira, reivindicações dos moradores e estudos apontaram que no local o limite poderia ser aumentado. Agora, o equipamento naquela via registra como infração os veículos que circulam acima de 50 quilômetros por hora. Essa é a mesma velocidade permitida na avenida JK próximo ao viaduto. Já na avenida República Argentina, perto do estádio do ABC segue 40 quilômetros por hora.

Alguns cruzamentos da cidade ganharam os chamados furões, que registram o avanço de sinal e a parada do veículo sobre a faixa de pedestre. Três desses equipamentos também marcam quando o motorista cruza o semáforo, mesmo no sinal verde,  em velocidade acima de 60 quilômetros por hora, gerando multa. Contam com essa função os sinaleiros da rua José Maria de Brito com avenida Paraná, avenida JK com a rua Quintino Bocaiuva, esquina com o Corpo de Bombeiros; E avenida JK com a rua Carlos Gomes.

Outros locais que possuem semáforos com furões são: a avenida JK em três trechos, nos cruzamentos com a rua Quintino Bocaiúva, a avenida República Argentina e com a rua Carlos Gomes. Já os outros equipamentos  que fotografam o avanço do sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre funcionam na avenida Costa e Silva com a rua Dobrandino Gustavo, próximo à rodoviária; Avenida Paraná com rua José Maria de Brito, rua José Maria de Brito com avenida Paraná; Rua Marechal Floriano com avenida Jorge Schimmelpfeng. Desde a semana passada também estão em funcionamento furões nas avenidas Maria Filho com a rua Mané Garrincha e na rua Belarmino de Mendonça com a rua Almirante Barroso.

A empresa, que venceu a licitação de instalação e manutenção dos equipamentos de fiscalização eletrônica, é responsável pela coleta dos registros das infrações em foto e vídeo. O material é enviado ao Foztrans que faz a emissão das notificações. Parte dos valores arrecadados com as multas é repassado ao Foztrans, mas também são destinados ao Detran e outros órgãos parceiros na fiscalização do trânsito.

Sair da versão mobile