Diminuição da cota foi equívoco e está suspensa

A diminuição da cota de 300 para 150 dólares para quem compra no exterior e volta ao Brasil por terra ou água, foi cancelada na manhã desta terça-feira (22). O anuncio foi feito pela senadora Gleisi Hoffmann, que está em Assunção, na capital do Paraguai e confirmada pelo prefeito de Foz do Iguaçu Reni Pereira.

“Como vocês, eu também fui pega de surpresa. Conversei com o ministro da Fazenda, que já anunciou uma nova portaria revogando a diminuição da cota. A portaria era pra iniciar esse processo”, disse Gleisi.

A senadora acredita que a Receita Federal errou em colocar na Portaria a diminuição da cota, que na verdade era apenas para liberar a instalação de lojas de livre comércio em 27 cidades gêmeas de fronteira, como é o caso de Foz do Iguaçu. Uma nova portaria será publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (23).

No mês passado, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz), anunciou que existe uma conversação com a Receita Federal, com o objetivo de igualar a cota para todos os brasileiros que compram no exterior, para 500 dólares.

Antes do anúncio do erro da publicação da Portaria, o prefeito Reni Pereira recebeu na prefeitura de Foz, a prefeita de Cidade do Leste, Sandra Zacarías e o governador do Departamento de Alto Parana, Justo Zacarías. As autoridades vizinhas discutiram o comércio entre as duas cidades e a possibilidade do aumento da cota para 500 dólares.

Sair da versão mobile