Encontro regional de Turismo Rural acontece em Foz do Iguaçu

Por Daryanne Cintra

Aconteceu na última sexta-feira, 18, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu o VI Encontro Regional de Turismo Rural e a II Mostra de Turismo Rural do Oeste do Paraná. Um dos principais objetivos do evento foi o de estimular o Turismo Rural e apresentar novos empreendimentos aos profissionais da área. O evento reuniu agricultores de toda a região oeste do estado. O encontro foi uma realização do Governo do Estado do Paraná, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Prefeitura Municipal.

A coordenadora Estadual de Turismo Rural da Emater, Ivaldete Zarpelon, avaliou o evento na cidade. “O encontro vem para fortalecer o trabalho que já é feito sobre o turismo rural nesta região. A nossa proposta é capacitar ainda mais o agricultor, para que ele, junto com outros parceiros possa trabalhar ainda mais a expansão deste segmento de turismo”, disse.

O evento reuniu cerca de 500 pessoas, e para a coordenadora este número é bastante atrativo. “A ideia foi a de reunir os profissionais de todo o oeste do estado, para discutirmos ações voltadas ao turismo rural. A ideia com isso ainda é provocar o desejo para que o próprio morador local se interesse por conhecer as propriedades rurais”, ressaltou Ivaldete.

Ainda conforme disse a coordenadora, o próximo passo será trabalhar a comercialização do turismo rural. “Daqui pra frente o que teremos que fazer é trabalhar um pouco mais a comercialização. Precisamos pensar como é que esse novo segmento turístico irá chegar ao público que é desejado”.

O agricultor Joaquim de Jesus, desde 1994 recebe turistas em sua propriedade rural. Com o passar o tempo e com o aumento da procura, o agricultor construiu uma pequena pousada, para os turistas que desejam ficar por mais de um dia. “O melhor produto que se tem para vender é o acolhimento. Você precisa acolher bem aqueles que visitam a sua casa. E o turismo rural proporciona isso”, disse.

Ainda de acordo com o que contou o agricultor, o evento em Foz serviu de motivação. “ O encontro serviu para motivar principalmente pessoas que assim como eu sempre trabalhou na agricultura familiar. Temos lutado muito para que o turismo rural se desenvolva, e estamos tentando somar com vários agricultores para que isso aconteça. O trabalho é de parceira”, completou.

Sair da versão mobile