Projeto prevê financiamento à cultura em Foz

Na manhã de quarta-feira, 16, o Diretor da Fundação Cultura em Foz, Avelino Cantor, se reuniu com representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais. O encontro aconteceu para debater a criação do Fundo Municipal de Cultura de Foz do Iguaçu, – FMIC-.

O Fundo da Cultura tem como principal objetivo o financiamento das políticas públicas de cultura na cidade, abrangendo os segmentos “Artes” e “Patrimônio Cultural”, por meio de editais públicos de seleção de projetos. Além de recursos do orçamento municipal, o FMIC poderá receber contribuições, transferências, repasses, créditos e doações de setores públicos e privados, nas esferas municipal, estadual e federal.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Paulo Bogler, ressalta que o Fundo será um instrumento importante de incentivo e financiamento das políticas públicas. Segundo Bogler, já há um recurso de R$ 200 mil do orçamento geral do município de 2014. “Essa conversa com o Diretor da Fundação é para solicitar que este valor seja transferido, imediatamente, para o Fundo da Cultura e assim começaremos os trabalhos de divulgação dos editais até setembro deste ano”, disse.

Através do Fundo da Cultura os artistas locais, produtores, agentes, organizações e instituições terão a oportunidade de financiamento de seus projetos. A população também é beneficiada, com serviços, projetos e iniciativas artístico-culturais gratuitas ou de baixo custo.

Para o diretor da Fundação Cultura, Cantor, a iniciativa é inédita. Segundo Cantor, a Fundação tem o dever de acompanhar os projetos do Conselho Municipal de Políticas Culturais. “Nosso foco é a cultura local, e precisamos trabalhar em conjunto para fomentar essa área, por este motivo marcamos essa reunião, para conversar, apresentar as ideias e chegar em um bom senso”, afirmou.

O diretor ressaltou que o projeto do Fundo da Cultura será encaminhado ao prefeito municipal para avaliação e aprovação. “Vou, pessoalmente, encaminhar este ofício ao prefeito, e tenho certeza que ele vai estar junto nessa caminha cultural”, disse.

Sobre o Fundo da Cultura

O Fundo da Cultura foi aprovado durante reunião ordinária no Plenário do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Foz do Iguaçu no dia 11 de julho deste ano. Na reunião, os integrantes organizaram a implementação imediata do Fundo e o lançamento do primeiro edital de seleção de projetos. O Fundo será administrado pela autarquia municipal. O Diretor-Presidente da Fundação Cultura também será o Diretor Geral do Fundo, apoiado pela Comissão de Análise Técnica que contará com três membros da Fundação Cultural e da Comissão de Avaliação e Seleção que também contará com três integrantes.

Um cronograma foi previsto pelo conselho:

Primeira Fase: 11 a 31 de julho deste ano, a conclusão dos recursos do orçamento de formalização do FMIC, com a abertura de conta bancária específica para a movimentação dos recursos.

Segunda Fase: 01 a 31 de agosto deste ano, o Repasse dos recursos do orçamento municipal para o Fundo e elaboração do edital de seleção pública de projetos.

Terceira Fase: 01 a 30 de setembro deste ano, o lançamento do primeiro edital de seleção pública de projetos por meio do Fundo.

Recursos:

Os recursos permanecerão depositados em conta bancária específica do Fundo da Cultura, sendo transferidos por depósito em conta corrente vinculada ao projeto, gerida pelo proponente aprovado na seleção e conveniado.

Após ser analisado pelo prefeito, se aprovado o ofício, o Fundo da Cultura deverá ser iniciado.

Mais informações sobre o Fundo no site http://www.conselhodeculturafoz.com.br/

 

Sair da versão mobile