Codefoz apresenta propostas da sociedade aos candidatos nas eleições

Por assessoria

O Codefoz apresenta, em um formato inovador na cidade, os principais anseios da população iguaçuense para os candidatos nas eleições de 2014. O documento traz as propostas da sociedade civil organizada para a atuação dos candidatos a deputado estadual e federal, senador, governador e presidente. As propostas são resultado de consultas realizadas de fevereiro a junho a mais de 180 entidades representativas e grupos organizados das áreas pública e privada, além de participantes efetivos do plenário e das câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.

Segundo o presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, o apontamento abrange praticamente todos os segmentos da comunidade e contém os projetos e as ações considerados prioritários para a região. “Ele é baseado na vontade popular e em estudos técnicos realizados para nortear os rumos do desenvolvimento local”, explicou. Os indicadores de resultados estão organizados conforme a esfera de poder: são 17 de âmbito federal, 13 estadual e 20 municipal. Vale destacar que alguns indicadores estão em mais de uma esfera devido a suas características do projeto ou ação.

O documento pode ser lido na íntegra no site www.codefoz.org.br/eleicoes-2014/.  Participe. Envie seus comentários pelo site ou mesmo pelas redes sociais do conselho. Entre as propostas estão ampliação e revitalização do aeroporto; construção da segunda ponte Brasil/Paraguai e perimetral leste; criação de um museu; duplicação da Rodovia das Cataratas; construção de viadutos na BR-277; criação de um polo têxtil; duplicação da BR-277 no trecho de Medianeira a Cascavel; e construção do mercado público municipal.   Formato inovador – O principal objetivo da iniciativa é obter o compromisso dos candidatos por meio da assinatura do documento. O plenário instituiu como uma das prioridades o monitoramento sistemático do trabalho dos eleitos. Após janeiro de 2015, os eleitos – ou seus representantes – serão convocados para apresentar, a cada três meses, os resultados de sua atividade como representantes da sociedade.

Conforme Vendruscolo, a ação busca instituir uma nova forma de participação política da sociedade, que deve ser a protagonista do desenvolvimento regional. “Queremos garantir a perenidade das políticas públicas e privadas de desenvolvimento de médio e longo prazo, evitando a descontinuidade ocasionada a cada fim de mandato”, afirmou.   Candidatos serão convidados O diretor-executivo do Codefoz, Dimas Bragagnolo, explicou que os candidatos a deputado estadual e federal, com título de eleitor em Foz do Iguaçu e nas cidades da 9ª Regional de Saúde, serão convidados à assinatura do documento em uma reunião do plenário do conselho.

Também deve ocorrer uma reunião, em separado, com cada candidato a senador, governador e presidente. Para Bragagnolo, as propostas foram amplamente discutidas por mais de um ano. “É uma nova forma de acompanhamento, de gestão política da sociedade, de participação, onde realmente se poderá saber a produtividade do Legislativo e do Executivo. O importante é alcançar os objetivos da sociedade.”   Como participar? – Desde 2012, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu une as organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno.

Sua atuação tem como princípios a ética, a união, o consenso, a continuidade, o engajamento social e o suprapartidarismo. Toda reunião do plenário é pública, sendo o momento maior onde a população se reúne para aprovar as decisões coletivas em prol da cidade. Elas ocorrem na terceira quarta-feira do mês. Outro espaço de participação popular são as câmaras técnicas, onde ocorrem debates de base e nascem as propostas levadas ao plenário.

Sair da versão mobile