Relatório técnico aponta queda no número de homicídios dolosos no PR

Relatório técnico da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), da Secretaria da Segurança Pública, registra queda de 6% no índice de homicídios dolosos (com intenção de matar) no Paraná primeiro trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O número de homicídios dolosos é o principal índice utilizado mundialmente para avaliar os resultados na área de segurança pública. Os dados servem para orientar e planejar as ações das polícias.

Foram 705 ocorrências de homicídios dolosos de janeiro a março deste ano, contra 747 nos três primeiros meses do ano passado. Na comparação com 2010, a diminuição chega a 30%. Naquele ano, foram registrados 1.001 homicídios dolosos no Paraná no período.

Com base nos resultados de cada uma das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), o relatório de crimes relativos a mortes demonstra que a redução dos homicídios dolosos ocorreu em mais da metade das regiões do Estado (13). Em outras quatro, o índice dessa modalidade de crime permaneceu estável.

A maior queda no índice, de 64%, foi na região de Cornélio Procópio, no Norte do Estado. Entre as demais reduções estão as de Jacarezinho (-45%); de Apucarana (-47%); Paranavaí (-30%); Toledo (-4%); Cascavel (-30%); Pato Branco (-38%); Guarapuava (-33%); União da Vitória (-38%); São Mateus do Sul (-33%); Ponta Grossa (-6%); Paranaguá (-17%) e São José dos Pinhais (-11%).

RELATÓRIO – O Relatório Estatístico Criminal com informações dos crimes contra a vida, produzidos pela Cape traz dados sobre roubo seguido de morte (latrocínio) e lesão corporal seguida de morte, além dos homicídios dolosos.

O documento detalha as informações por cada um dos 399 municípios do Paraná e, na capital, traz dados referentes aos 75 bairros, com base nos totais de vítimas de cada evento criminoso.

A íntegra do relatório pode ser conferida no site da Secretaria da Segurança Pública (www.seguranca.pr.gov.br), clicando no ícone “Gestão da Segurança”, no menu ao lado esquerdo da tela e, em seguida, em “Estatísticas”.

AEN

Sair da versão mobile