Crianças de até 10 anos também podem tomar a vacina contra a gripe

Por Daryanne Cintra

A Secretaria de Saúde do Paraná autorizou a aplicação da vacina contra a gripe para crianças de até 10 anos. A nova faixa etária de imunização foi incluída porque muitos municípios do estado estão próximos da meta de vacinação, e ainda existem doses sobrando. Foz do Iguaçu é uma das cidades nesta situação, e desde quinta-feira (3), todas as unidades de saúde básica já estão oferecendo a vacina.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Marlene Alves dos Santos reforçou a importância da vacina. “No inverno são vários vírus da influenza circulando, principalmente em ambientes fechados. A prevenção é sempre melhor. Por isso é importante que os pais procurem o posto de saúde para que seus filhos sejam imunizados”.

Embora seja importante tomar a vacina, Marlene alertou sobre a contraindicação da dose. “Só não pode ser vacinada aquela criança que tem alergia a ovo, mas, consideramos aquela alergia severa diagnosticada pelo médico, fora isso, não há problema nenhum”.

Para vacinar a criança basta levar a carteirinha de vacina. Não é necessário documento com foto, uma vez que no próprio cartão de vacina estão os dados pessoais da criança. Além disso, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de quatro anos, gestantes, doentes crônicos, mulheres que tiveram neném nos últimos 45 dias, também devem tomar a vacina.

Sair da versão mobile