Luis Suárez sofre dura punição por mordida em jogador italiano

O Comitê Disciplinar da FIFA tomou uma decisão no caso relacionado ao atacante uruguaio Luis Suárez após um incidente ocorrido durante a partida da Copa do Mundo da FIFA™ disputada entre Itália e Uruguai no dia 24 de junho de 2014. O atacante uruguaio mordeu o ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini.

O Comitê Disciplinar da FIFA decidiu que:

· Suárez violou os artigos 48, par. 1º, alínea “d” (“agressão”) e 57 (“comportamento antidesportivo para com outro jogador”) do Código Discplinar da FIFA;

· O jogador Luis Suárez deverá cumprir suspensão de nove partidas oficiais, a primeira delas a ser observada no jogo entre Colômbia e Uruguai pelas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA™ no dia 28 de junho de 2014. As demais deverão ser cumpridas na(s) próxima(s) partida(s) do Uruguai no torneio, se a seleção se classificar, e/ou nos jogos oficiais subsequentes, nos termos do artigo 38, par. 2º, alínea “a” do Código Disciplinar da FIFA;

· O jogador Luis Suárez está proibido de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol (administrativa, esportiva ou qualquer outra) pelo período de quatro meses, de acordo com o artigo 22 do Código Disciplinar da FIFA.

· Uma proibição de frequentar estádios foi imposta ao jogador Luis Suárez em conformidade com o artigo 21 do Código Disciplinar da FIFA nos seguintes termos: Suárez está proibido de adentrar as dependências de qualquer estádio durante o período de banimento (item 3). Suárez está proibido de adentrar as dependências de qualquer estádio no qual a seleção do Uruguai esteja jogando enquanto cumprir as nove partidas de suspensão (item 2).

· O jogador Luis Suárez foi condenado a pagar multa no valor de 100 mil francos suíços.

A decisão foi notificada ao jogador e à Federação Uruguaia de Futebol nesta quinta-feira.

“Tal comportamento não pode ser tolerado em nenhum campo de futebol, sobretudo em uma Copa do Mundo, quando os olhos de milhões de pessoas estão voltados para os astros no gramado”, afirmou o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Claudio Sulser. “O Comitê Disciplinar levou em consideração todos os fatores do caso e o grau de culpa de Suárez de acordo com as normas aplicáveis previstas no código. A decisão entra em vigor assim que for notificada.”

Por FIFA

Sair da versão mobile