Inverno começa, mas não deverá ser de frio intenso

O inverno começou neste sábado (21) com temperaturas baixas em todo o sul do país e vai até o dia 22 de setembro. Apesar das temperaturas baixas registradas nesses últimos dias, a previsão é que este ano o inverno não seja tão rigoroso quanto em 2013.

De acordo com a Somar Meteorologia, isto vai ocorrer porque as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, e vão avançar pouco sobre o Brasil. A previsão da Somar é de temperaturas mais elevadas que o normal na maior parte do país nos próximos meses.

A temperatura no Sul deverá ter mínima entre 6 graus Celsius (ºC) a 8ºC na serra de Santa Catarina e abaixo dos 6°C na Serra da Mantiqueira. Já a temperatura máxima deverá oscilar bastante, segundo a Somar. É a época em que haverá as maiores diferenças entre o Norte e o Sul do Brasil. Enquanto na Campanha Gaúcha e na Serra Catarinense a máxima não deverá chegar aos 18°C, entre o nordeste do Mato Grosso e o interior do Piauí é comum a temperatura chegar aos 35°C.

A previsão da Somar é que vai chover menos no Sudeste, e o nível do Sistema Cantareira só tenderá a cair. O inverno é uma estação de pouca chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Deverá chover acima da média na Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Isso deve acontecer porque as frentes frias ficarão mais bloqueadas sobre a Região Sul.

Em Foz do Iguaçu, o inverno começou com temperatura de 12°C. O final de semana na fronteira deve ser com máxima de 25°C e mínima de 12°C no sábado e máxima de 25°C e mínima de 15°C no domingo. De segunda a quarta-feira está prevista chuvas isoladas na cidade.

Sair da versão mobile