Detenta passa mal e presas causam confusão na cadeia pública

Na madrugada desta segunda-feira, por volta de 1h, a Polícia Militar foi acionada para reforçar a segurança na Penitenciária Estadual Laudemir Neves após confusão na ala feminina. Detentas se revoltaram e estouraram portas de duas celas. Com a chegada do reforço as presas da galeria foram encaminhadas ao pátio de sol, uma revista estrutural foi realizada e por volta das 4h, com a situação normalizada, foram reencaminhadas à prisão.

Segundo o diretor Rafael Alberto Kawanishi, a revolta das presidiárias começou após uma das detentas passar mal. Ele afirmou que foi acionado o atendimento do Samu, porém o tempo que levou até a chegada revoltou as detentas, que passaram a bater nas portas das celas abrindo duas delas. Quando a equipe do Samu chegou, não havia segurança para que o atendimento fosse realizado. Depois dos ânimos acalmados a detenta foi encaminhada ao hospital municipal, o diretor não soube informar o motivo.

Ainda segundo Rafael, o motim não se configurou como rebelião, já que não houve reféns nem fuga. Não foi encontrada nenhuma arma com as presidiárias. Ninguém se feriu, algumas detentas tiveram atendimento no local após passarem mal por nervosismo. Representantes da OAB acompanharam todo o procedimento, certificando que não houve excessos por nenhuma das partes envolvidas.

Sair da versão mobile