Chuva: Ações de apoio e recuperação

A chuva deu uma trégua e a prefeitura, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras, começou os trabalhos de apoio e recuperação nas áreas mais afetadas de Foz. Na manhã de sábado, 14, as ações foram focadas na limpeza de ruas, retirando entulhos. Segundo o secretário de Obras, Cristiano França, de início o objetivo é amenizar o impacto da lama e sujeito nos pontos de alagamento.

Os trabalhos contam ainda com o apoio das empresas terceirizadas Vital e Eletromil, e também a Sanepar.

Na parte da tarde, o trabalho continuou na região do Boicy. Segundo dados da Defesa Civil e da Guarda Municipal, no total são 42 pontos críticos na cidade. Todos estão sendo monitorados. Mais de 700 famílias foram atingidas pela forte chuva.

As famílias atingidas estão recebendo suporte da Secretaria de Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade, através do Centro de Referência e Assistência Social (CREAS), e sendo cadastradas pelo Fozhabita. A defesa Civil distribuiu 300 metros de lonas e está com locais preparados para receber desabrigados.

De imediato

A prefeitura anunciou que está contratando uma empresa que fará um levantamento técnico de todo o subsolo municipal. O objetivo é por etapas: primeiro a elaboração de um projeto. Depois, o diagnóstico e por fim, indicação das medidas que deverão ser adotadas. O prefeito Reni Pereira pretende iniciar uma revolução de baixo para cima, em Foz do Iguaçu. ‘Estamos trabalhando’, disse o prefeito. ‘Alguns bairros que antes ficavam embaixo de água, com uma chuva forte, hoje já não sofrem com isso, Mas precisamos atingir todos os pontos. Ser norteados por técnicos. Não podemos mais correr riscos de só amenizar; de fazer uso de medidas paliativas. O povo precisa de solução e que ela seja definitiva’, concluiu.

Em Foz do Iguaçu, o Corpo de Bombeiro, o 14º Batalhão de Polícia Militar e a Sanepar estão recebendo doações para ajudar, tanto as famílias de Foz, como da região próxima.

Sair da versão mobile