Porto Kattamram é o novo atrativo turístico de Foz


Foi inaugurado ao meio dia de terça-feira (10), mais um atrativo turístico de Foz do Iguaçu, o Porto Kattmaram. O restaurante à beira do Lago de Itaipu e o passeio de barco fazem parte do Complexo Turístico de Itaipu e foi entregue no dia em que a cidade comemorou cem anos. O barco percorrerá o reservatório na região próxima à barragem. Serão quatro passeios diários (dois pela manhã e dois à tarde).

“E claro que estamos projetando o desenvolvimento e, se tem o que não foi explorado em Foz é o Reservatório do Lago de Itaipu e o Turismo Rural, isso é um potencial extraordinário. O nosso reservatório é um espetáculo, cada braço, cada local, cada imagem exclusiva, vamos explorar o que só nós temos”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Miguel Samek.

Nas sextas-feiras e sábados haverá um quinto passeio, que permitirá aos turistas contemplar o pôr do sol no lago de Itaipu. Nessas ocasiões também será possível jantar no restaurante construído junto ao porto. Esses passeios estarão integrados à Iluminação da Barragem, assim como os passeios durante o dia podem ser combinados com a Visita Panorâmica ou com o Circuito Especial.

Os ingressos para os passeios de barco custarão R$ 60, com desconto de 50% para os moradores dos municípios lindeiros (crianças até seis anos não pagam e, entre 6 e 12 anos de idade, pagam meia). A empresa Porto Kattamaram, do grupo Macuco Eco Aventura (que promove passeios no Parque Nacional Iguaçu), investiu cerca de R$ 3 milhões na infraestrutura (restaurante e píer), além de criar 42 empregos para operar o atrativo.

O contrato de concessão da Porto Kattamaram com a Itaipu é de dez anos, renováveis por mais dez. “Para nós, é um orgulho e a realização de um sonho poder participar do CTI”, afirmou o proprietário da empresa, Adriano dos Santos.

Para viabilizar o novo atrativo, a Itaipu, via margem brasileira, revisou, em comum acordo com o Paraguai, as normas que regem a área de segurança do reservatório e que antes proibia a navegação turística. O passeio, contudo, é todo georeferenciado e demarcado por boias que contam com iluminação noturna, garantindo total segurança dos turistas. O passeio conta, ainda, com as mesmas coberturas de seguro individual já proporcionadas aos visitantes nos demais atrativos da binacional.

Sair da versão mobile