Com imagem registrada em Foz, estudante da UNILA vence concurso internacional

Por Assessoria

O acadêmico Carlos Cezare, do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA, foi um dos vencedores do concurso “Revelando Realidades”, na categoria profissional. A sua fotografia, “Pensamientos”, foi uma das dez escolhidas pelos juízes e integrará diversos produtos da World Vision Youth – Jóvenes transformando América Latina y Caribe. Entre esses produtos, estará um álbum e um calendário de mobilização.

Foram enviadas para o concurso cerca de 4.200 fotografias de diversos países latino-americanos e caribenhos. A entidade existe desde 2012 e tem como objetivo mobilizar e conectar jovens de todo mundo por meio de campanhas, blogs e ferramentas web. As demais imagens do concurso podem ser visualizadas em http://alycblog.worldvisionyouth.org/2014/06/03/fotos-vencedoras.

Entre as vencedoras na categoria profissional, figuram também imagens que revelam partes da realidade da Nicarágua, Bolívia, El Salvador, Honduras, México, Chile e República Dominicana. Todas as fotos apresentam situações de miséria e dificuldade, com crianças e adultos em espaços de pobreza extrema e insalubres. “Sinto-me feliz por um lado, mas triste em ver as realidades demonstradas em muitas fotografias, principalmente das crianças. É preciso tomarmos consciência, perceber e agir em prol de uma sociedade mais humanitária e combater a corrupção destrutiva que ainda nos torna desiguais”, disse Cezare.

De acordo com o estudante, ele não chegou a pensar anteriormente sobre a foto que faria, mas quando viu a cena, da menina com feições indígenas em meio a colchões velhos, na Avenida Juscelino Kubitschek, precisou registrá-la com o equipamento fotográfico que carrega, quase sempre, a tiracolo.

Carlos Cezare iniciou como fotógrafo no começo de 2013, depois que ingressou na UNILA. As aulas do curso de Cinema e Audiovisual e a Universidade vêm o influenciando. “Tanto as aulas quanto a diversidade cultural da UNILA contribuem à sensibilização e ao olhar. De fato, as aulas de que mais gosto são as de fotografia. Sempre busquei entender o funcionamento do equipamento”, finalizou.

 

 

 

Sair da versão mobile