Cataratas e Itaipu dão o presente nos 100 anos de Foz do Iguaçu


Parece que tudo foi programado pela natureza para presentear Foz do Iguaçu pelo seu primeiro centenário de criação. Pela primeira vez, as Cataratas chegaram a 40 mil metros cúbicos de água por segundo, ou seja, 30 vezes mais que o normal que é de 1.500. A força da água é tão grande que os visitantes se espantam e até mesmo se assustam com a força da natureza, emocionando o mundo todo que passa pelo Parque Nacional da Iguaçu.

Toda essa água tem um motivo. As chuvas ao longo dos afluentes do Rio Iguaçu, que corta o Estado do Paraná, fizeram com que as cinco usinas hidrelétricas ao longo do rio abrissem as comportas, liberando a água excedente dos reservatórios. A administração do Parque Nacional do Iguaçu informou que na segunda-feira o Rio Iguaçu alcançou o nível máximo, que deve voltar ao normal nos próximos dias com o escorrimento natural da água.

Itaipu também deu um espetáculo

Desde sábado (7) a usina de Itaipu está vertendo. Duas calhas do vertedouro foram abertas, a central e a esquerda, cena que não acontecia há pelo menos um ano. Por ali chegaram a ser jorrados mais de 8 mil m³/s.

A última vez que a usina de Itaipu abriu duas calhas do vertedouro foi na cheia de junho de 2013. O vertimento máximo no ano passado foi de 14.135 mil m³/s, registrado no dia 27 de junho. A Divisão de Hidrologia de Itaipu, que tem condições de fazer medições com vazões acima de 30 milm³/s, está fazendo o monitoramento constante nos rios.

Sair da versão mobile