Cia. Plugado! apresenta “A revolta dos perus” no Teatro Barracão

Tudo andava bem com as tradições e dogmas sociais, até que alguns perus resolvem se rebelar contra o natal. As aves pensam óbvio: enquanto todos festejam, eles são servidos à mesa. Assim desenvolve-se a peça teatral “A revolta dos perus”, encenada pela Cia. Artística Plugado!, com pré-estreia marcada para esta sexta-feira (06), no Teatro Barracão.

No palco, por meio de uma narrativa alegre e divertida, as personagens partem à procura do “Bispo”, representante de Deus na Terra, na tentativa de pôr fim a suas aflições. Pelo caminho, vão se descortinando relações sutis, que opõem ordem e transgressão a todo momento, onde são reveladas as tênues relações que regulam a vida em sociedade.

O texto da década de oitenta é de Carlos Queiroz Telles, um dos principais autores brasileiros para o teatro e um dos fundadores do Teatro Oficina. Em uma das primeiras montagens, a peça foi encenada pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). O caráter central da obra, que expõe a hierarquia que sustenta as relações entre as pessoas, às alternativas e impasses para o rompimento deste status ainda permanece atual e contemporâneo, já que as engrenagens de manutenção e reprodução da estrutura de poder parecem não se alterar.

A adaptação do trabalho pela Cia. Artística Plugado! foi realizada por Rosangela Rocha, que também responde pela direção do espetáculo. Em cena, oito jovens atores de escolas da rede estadual de educação e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) promovem ao mesmo tempo diversão e reflexão sobre o espaço coletivo, durante os 45 minutos de duração da comédia.

“A sociedade avança e se moderniza reproduzindo elementos de divisão e de diferenciação entre as pessoas. Refletir sobre esses mecanismos, questionar os dogmas para os quais o mundo será sempre assim nos parece ser uma contribuição muito importante da arte. É isso que buscamos com esse trabalho”, explica Rosangela Rocha, diretora do espetáculo.

A Cia. Artística Plugado! é um dos resultados do projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, iniciativa de arte, cultura e educação, através da parceria entre a Casa do Teatro e a Itaipu Binacional – Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), com o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu e a Unila.

A pré-estreia da produção será destinada especialmente a estudantes e professores das escolas atendidas pelo Projeto Plugado!, mas a entrada estará aberta a toda a população de forma gratuita.

O elenco da peça “A revolta dos perus” é formado por Camila Feck, Gabriela Fernandes, Germán Clavijo, Isabela Fernades, João Otávio Lourenço, Kariny Wermouth, Mariane Becker e Valentina Virgínio, além de Fidel Vásquez na sonoplastia.

Nesta sessão de teatro especial de estreia da produção teatral foram convidadas escolas da rede estadual, artistas, produtores culturais e gestores públicos.

Sair da versão mobile