Colégio Barão do Rio Branco passará por revitalização comunitária

Os muros do Colégio Estadual Barão do Rio Branco passarão por uma revitalização comunitária. As ideias foram resultados de uma união entre a comunidade escolar, organizações sociais e agentes culturais. A primeira fase do trabalho tem inicio no sábado, 07, às 09h, onde acontecerá a aplicação do fundo e inscrição de poesias nas paredes.

As outras etapas, os participantes contarão com oficina de estêncil e a intervenção de grafite. Esta parte será coordenada pelo artista Lalan Bessoni e do grupo Agentes Culturais Plugados.

Ao todo, serão revitalizados 300 metros de muros, contando com a área da escola que fica de frente à Avenida Paraná e a lateral, na Rua Silvino Dal Bó.

Além de revitalizar a estrutura externa da escola, a iniciativa pretende ser um espaço de reunião e de mobilização de professores e alunos e de interação com os grupos e artistas iguaçuenses. Durante a realização das atividades, serão promovidas apresentações artísticas, como forma de incentivar a fruição no estabelecimento e ensino e valorizar a produção cultural da cidade.

“Queremos que a grafitagem seja uma grande celebração entre a escola e a comunidade, com músicas, danças e outras atividades. Será uma festa para a convivência e um espaço onde os nossos estudantes expressem as suas ideias e olhares sobre a cidade em que vivemos”, explica Ivanir Polla, diretora do Colégio Barão do Rio Branco.

A ação é resultado da parceria entre a Direção do Colégio Barão, Grêmio Estudantil João Carlos Ferreira, Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Projeto Plugado! e Ação Poética Três Fronteiras.

As oficinas de estêncil serão dirigidas apenas aos estudantes do Colégio Barão do Rio Branco, através de convite realizado nas salas de aula. Serão selecionados alunos de todos os períodos letivos, com inscrições prévias e a formação será aplicada nos dias 12 e 13 de junho, em horários a serem definidos entre os participantes.

Toda a organização das oficinas é realizada pelo Grêmio Estudantil da instituição e maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (45) 9958-1405. Durante a formação, além de técnicas sobre o grafite em estêncil, também serão elaborados alguns dos elementos que serão retratados nos muros durante o processo de grafite.

Com assessoria

Sair da versão mobile