Carne paraguaia voltará a ser vendida aos Emirados Árabes

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos decidiram acabar com as restrições sobre a carne paraguaia. A informação foi divulgada pelo deputado Walter Harms, que integra uma comitiva de visita oficial em Abu Dhabi. Segundo o parlamentar, as autoridades locais confirmaram que novamente existe o livre comércio para a compra da carne de produtores do Paraguai.

O deputado informou à rádio 780 AM, de Assunção, que a primeira conquista foi o fim dos entraves para a exportação de carne a segunda é o desejo de empresários árabes em ampliar o intercâmbio comercial com o Paraguai. “Muitos estão interessados em adquirir frangos paraguaios”, disse Harms.

O diretor do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal, Hugo Idoyaga, referiu-se ao anuncio como uma importante conquista para o setor de gado e lembrou que na França o Paraguai já havia recebido a certificação de país livre de aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Sobre a importação de frango, Idoyaga ressaltou que será preciso fazer algumas adaptações para o mercado árabe.

Em 2011 o Paraguai sofreu um surto de febre aftosa na criação de gado do departamento de San Pedro. A doença fez com que vários países deixassem de comparar a carne paraguaia. Uma série de medidas sanitárias foram adotadas e o Paraguai conseguiu voltar a vender paulatinamente a produção de gado. A recuperação do mercado foi consolidada na semana passada, com a entrega das certificações de zona livre de aftosa pela OIE.

Sair da versão mobile