Amamentação: 54 bebês precisam de mães doadoras para o Banco de Leite em Foz

Por Daryanne Cintra

O Governo Federal lançou nesta semana a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2014. Desta vez a ação apresenta o slogan “Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”. Com a campanha deste ano o Governo espera coletar 15% a mais de leite no Brasil do que já é coletado. Em Foz do Iguaçu a realidade surpreende. Com a queda da temperatura, muitas doadoras deixam de contribuir para o Banco de Leite do Hospital Ministro Costa Cavalcante. Atualmente 54 bebês precisam de leite materno para se alimentar.

Para a enfermeira e responsável pelo Banco de Leite em Foz, Roseli Oliveira, a ação do Governo é muito importante para que os resultados apareçam. “Nós precisamos de mães doadoras para que possamos continuar atendendo os bebês internados na unidade de terapia intensiva pré-natal. E estamos com muita dificuldade, porque toda vez com a chegada do frio, as coletas tendem a diminuir muito”, disse.

Além disso, Roseli destacou que toda mulher que esteja amamentando, e que possua leite de sobra, pode doar ao Banco. “Se a mãe mesmo alimentando o seu próprio filho perceber que existe leite sobrando, nós pedimos para que essa mulher doe, pois isso fará bem para a saúde dela e irá ajudar outros bebês que realmente precisam ser alimentados”, enfatizou.

Ainda conforme disse a enfermeira, o último relatório fechado pelo Banco de Leite de Foz do Iguaçu, mostrou que 54 bebês precisam do leite materno. “São crianças de auto risco, e que estão na UTI, por isso a amamentação é muito importante para que elas consigam ganham peso, se recuperar e posteriormente receber alta”.

Para ser uma doadora basta estar amamentando e ter leite de sobra. Existem mulheres que conseguem numa só coleta retirar cerca de 1 (um) litro de leite, porém existem outras que demoram para retirar a mesma quantidade em até uma semana. E neste caso a quantidade não importa. Mesmo que a mãe consiga coletar pouco leite, toda e qualquer doação do alimento materno é bem-vinda no estoque do Banco de Leite do Hospital.

A doadora precisa ter realizado as consultas de pré-natal durante a gestação. Não pode fazer uso de nenhum tipo de medicamento que passe para o leite. E também não pode ser fumante, nem ingerir bebidas alcoólicas e nem fazer o uso de nenhum tipo de droga.

A enfermeira explicou como pode ser feita a coleta. “Uma equipe nossa vai até a casa da mãe doadora, leva o frasco para a coleta, passa as instruções de como fazer essa coleta e ainda como conservar o leite. Após isso, uma vez por semana retornamos à casa da doadora para buscar o leite que ela mesma coletou”, disse. Para solicitar a visita de equipe basta ligar no 3576-8000, ramal 8136. Além disso, o Banco de Leite funciona no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h.

Sair da versão mobile