Estudantes cegos ou com baixa visão têm apoio especial

Por Daryanne Cintra

Foz do Iguaçu possui um Centro de Atendimento Especializado ao Deficiente Visual. O espaço fica em anexo à Escola Municipal Ponte da Amizade, e tem como principal intuito de atender crianças, jovens e adultos cegos, com baixa visão ou visão subnormal. Para receber o atendimento do Centro, não é necessário estar estudando na rede municipal e toda a orientação é feita gratuitamente.

Em contrapartida, no mesmo espaço existe também uma Sala de Recursos Multifuncionais. Esta sala atende crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Conforme explicou a diretora em Educação Especial, Viven de Oliveira Solto, esses alunos são atendidos no contraturno escolar. “Atualmente temos 60 alunos matriculados nas nossas escolas que precisam desse atendimento. Esse atendimento é direcionado como um reforço escolar”, explicou.

Para dar continuidade aos projetos desenvolvidos tanto pelo Centro quanto pela Sala de Recursos, no último dia 20, diretores das Escolas Municipais se reuniram para uma capacitação sobre os esclarecimentos da orientação dada aos alunos com deficiência visual.

Para a diretora, Viven Solto, o encontro foi uma grande lição de casa. “As escolas sabem que nós temos esse atendimento dentro da área visual, mas entre saber e conhecer o trabalho existe uma diferença. A proposta foi mostrar aos diretores o espaço oferecido, falar sobre o trabalho e realizar com eles atividades, justamente para que os alunos que necessitam deste atendimento especial sejam encaminhados ao Centro, através de cada direção”, concluiu.

Os pais que tiverem interesse de contar com a ajudar do programa, também pode entrar em contato também através do telefone 45 3521-1250.

 

 

Sair da versão mobile