Paraná realiza ações para proteger crianças e adolescentes durante a Copa

O Governo do Paraná promove nos dias 9 e 10 de junho o I Fórum de Qualificação e Sensibilização dos Profissionais da Mídia e do Turismo. Poderão participar profissionais dos dois setores. O objetivo do evento, que acontecerá no Hotel Mabu Curitiba Business, é sensibilizar a sociedade sobre e importância de se preservar os direitos das crianças e dos adolescentes durante a Copa do Mundo, quando o Paraná receberá um grande número de turistas.

O fórum faz parte do plano de ação definido pelo Comitê de Proteção Integral da Criança e do Adolescente para preparar a rede de proteção à infância e adolescência no Estado para o período da realização dos jogos. No Fórum, os profissionais serão capacitados para identificar situações de violação de direitos e orientados sobre como e onde fazer denúncias. A ideia é também tornar esses participantes agentes multiplicadores das informações para que seja alcançado um número maior de pessoas envolvidas com a causa.

A coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Elenice Malzoni, explica que o Governo do Estado vem promovendo uma série de ações para garantir os direitos das crianças e adolescentes, desde outubro de 2013, quando o Comitê de Proteção Integral começou suas atividades como grupo de trabalho. “Nosso objetivo é envolver e mobilizar o maior número de órgãos públicos, estaduais e municipais, e entidades da sociedade civil e organizada para garantirmos a proteção das crianças e adolescentes”.

COMITÊ – O Comitê de Proteção Integral da Criança e do Adolescente foi formalizado pelo Governo do Estado, em fevereiro deste ano. As ações desenvolvidas pelo grupo são coordenadas pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em conjunto com a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), já que a capital será uma das subsedes dos jogos, e com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca-PR).

O Paraná foi o primeiro estado a formalizar a adesão à Agenda de Convergência da Secretaria Nacional de Proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes e o primeiro a criar o Comitê de Proteção.

Em seu plano de ação, o Comitê de Proteção traz 16 ações estratégicas consideradas prioritárias. Entre elas está mapeamento da situação da infância e da rede local instalada; realização de blitze educativas; planejamento e elaboração de atendimentos em Curitiba e municípios da região metropolitana, inclusive para mulheres e população de rua. Há ainda a checagem da regularização documental de crianças que entrarão e deixarão o país no período da Copa, para evitar o tráfico de crianças e a exploração sexual comercial.

Para a execução dos trabalhos elaborados pelo Comitê de Proteção, o Paraná reservou R$ 2,5 milhões do Fundo Estadual para a Infância e a Adolescência (FIA), por meio do Cedca.

Sair da versão mobile