Jovens da Guarda Mirim recebem certificados do Projeto Monobloco

Aconteceu nesta sexta-feira, 23, o encerramento da primeira fase do Projeto Monobloco, desenvolvido pela Guarda Mirim em Foz do Iguaçu, com parceria da Itaipu Binacional e Fundação Coge.

Foram 60 jovens iguaçuenses que receberam o certificado de conclusão do curso. Nesta primeira etapa, os jovens aprenderam a metodologia do livro “7 hábitos – uma dádiva para o aprimoramento dos adolescentes”, de Sean Covey. Os formandos participaram, também, do curso de percussão, eles aprenderam a tocar surdo, caixa, o repique, chocalho, agogô e o tamborim. As aulas eram com os próprios integrantes do Monobloco, banda do Rio de Janeiro.

O presidente da Guarda Mirim, Hélio Candido do Carmo, ressaltou que a iniciativa do projeto em Foz, partiu de um conjunto de articulação entre diversas empresas parceiras da Guarda Mirim. “Sempre buscamos trabalhar a questão da profissionalização e a inserção do jovem no mercado de trabalho, mas também entendemos que a música e a arte podem fazer parte nessa mudança na vida deles”. Disse.

A expectativa, segundo Hélio, é que em breve abra a segunda turma do projeto. Os jovens são escolhidos através do cadastro direto com a Guarda Mirim. O presidente conta que, atualmente, são 5.800 adolescentes na Guarda Mirim, aguardando serem inseridos no mercado de trabalho.

O projeto Monobloco nasceu há quadro anos no Rio de Janeiro. O coordenador do projeto, Fernando Clarck, também participou do encerramento do curso. Clarck explica que o objetivo do projeto de trabalhar com adolescentes, é apresentar uma maneira eficaz de educar nossos jovens. “É um projeto cultural que preenche uma lacuna, na questão de educação, no nosso país.” Finalizou.

Para o formando Adrian Inacio, 16 anos de idade, a experiência foi a das melhores. O jovem disse que levará o aprendizado para a vida toda. “O livre “7 hábitos” mudou meu jeito de pensar, mudou minha vida e com certeza me ajudará no mercado de trabalho”. Revelou.

O projeto Monobloco, contou também com a parceria da Itaipu Binacional. No encerramento desta primeira etapa do projeto, o diretor geral da Itaipu, Jorge Samek, participou e se mostrou muito feliz com os 60 jovens formandos. “É gratificante ver estes jovens prontos para atividade profissional, mas também entendendo a musica e a arte”. Disse.

Samek ressaltou também a importância da parceria entre a Itaipu e a guarda mirim. “Se tem uma coisa que cultivamos, há muitos anos, é esta parceria que temos com a Guarda Mirim, mostrando a estes jovens, a sociedade da melhor maneira que é”. Afirmou, exaltando, “este é um trabalho extraordinário”.

Sair da versão mobile