“Estamos resolvendo”, sobre o Hospital Municipal, Charles Bortolo

O secretário de Saúde do município, Charles Bortolo, participou nesta manhã de sexta-feira, 16, do programa Contraponto a Voz do Povo. O secretario falou sobre o Hospital Municipal.

Bortolo pontuou que a cidade viveu um momento diferenciado, nos últimos dias, envovlendo o hospital municipal. Ele ressaltou que o Conselho Curador aprovou os nomes que contemplam a equipe de intervenção do hospital, e o principal objetivo desta equipe é diminuir custos e não serviços ofertadores.

Sobre contratos terceirizados no hospital, o secretário relatou que toda quarta-feira da semana, ocorrerá uma reunião com o Conselho Curador. “Nós vimos à necessidade do encontro semanal para avaliar os contratos”.

Charles disse que estão sendo analisados contratos por contratos: os emergenciais estão sendo licitados, e os contratos que houve erros ou não, passa a ser responsabilidade do Ministério Público. “Tudo que vamos comprar, desde um lápis, até uma UTI, será encaminhado ao Ministério Público e outros órgãos de controle do município.” Disse.

Charles observou duas mudanças importantes para economizar no hospital. A primeira mudança foi transformar a contratação dos funcionários, que antes era por CLT, agora passa a ser por Pessoa Jurídica, PJ. “Desta forma, os impostos diminuem, e temos uma economia inicial de R$ 1,2 milhão.”

Outra mudança que gera economia, segundo o secretário, é que qualquer contratação deverá ser por processo seletivo e não mais de maneira direta pela fundação.

Charles falou, também, sobre o caso dos computadores apreendidos pela polícia civil dentro do Hospital Municipal, onde uma denuncia apontava que alguém teria tentado excluir dados importantes para investigação. “O computador foi fiscalizado, e só tinha nele, escala de enfermagem e alguns protocolos”. Conta o secretário, afirmando, “não teve nenhuma perda de serviços ou tentativa de tirar dados importantes, tudo está resolvido”. Finalizou.

Sair da versão mobile