Compradores brasileiros estão procurando outros países, disse comerciante paraguaio

Com o início da oitava edição da Operação Ágata, no sábado (10), os comerciantes de Cidade do Leste, no Paraguai, começaram a se preocupar com a queda no número de compradores que atravessam a Ponte Internacional da Amizade em busca de mercadorias mais baratas do que nas lojas brasileiras. De acordo com o presidente da Câmara de Comércio local, Mohamad Said Mannah, com a fiscalização militar os clientes brasileiros começam a procurar outros destinos de compras.

Mannah informou que muitos brasileiros estão preferindo fazer compras em outros países vizinhos, como Uruguai e Argentina, onde a fiscalização é menor. Segundo o comerciante, é possível encontrar em lojas uruguaias produtos com os mesmos valores do comércio de Cidade do Leste. No caso da Argentina, a vantagem se dá pela baixa cotação do peso. “Muitos dos nossos clientes do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, já não vem”. O comerciante citou ainda a Bolívia como uma nova rota de compras, onde o limite de compras é maior e a fiscalização menos intensa.

As lojas mais afetadas são aquelas que têm como público compradores de revenda, sendo que turistas compram em pequenas quantidades. De acordo com Mannah, os turistas são em números expressivos quando há feriado prolongado, como o da Semana Santa, mas em outras épocas, não satisfazem os comerciantes.

“O comércio voltou a mesmas dificuldades de antes devido as fiscalizações para a Copa do Mundo, para, supostamente, armas e drogas, mas os compristas tem medo porque podem perder suas mercadorias”, ressaltou.

Fonte: Diário Vanguardia

Sair da versão mobile