Número de pessoas vacinadas contra a gripe em Foz ainda é pequeno

Por Daryanne Cintra

A Campanha Nacional de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira, dia 09. Quem ainda não tomou a vacina deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para receber a dose. Em Foz do Iguaçu, até o último dia 26, quando aconteceu um mutirão de atendimento, pouco mais de 12 mil pessoas foram imunizadas. De acordo com a chefe de vacinação em Foz, Ângela Gonzáles, o número é baixo comparado à meta definida para o município pelo Ministério da Saúde.

Conforme disse Ângela a meta é vacinar 38 mil pessoas consideradas dos grupos de risco, na cidade. “Recebemos vacinas suficientes para atender a essa demanda, porém o mais importante é que as pessoas procurem os postos para se vacinar. Assim que acabar a campanha daremos continuidade às vacinações, só que em outros grupos também definidos pelo Ministério. E já que existe a oportunidade de se imunizar agora, vale as pessoas procurarem as unidades o quanto antes”, disse.

Para tomar a vacina é importante levar a carteirinha. “A vacinação é uma oportunidade dos grupos atualizarem outras vacinas que também são importantes, por isso levar a carteirinha é necessário”, explicou Ângela. Já os pacientes de doenças crônicas devem comprovar que tem a doença, através de uma solicitação médica ou ainda uma carteirinha que comprove qual é o tipo da doença.

A chefe de imunização ressaltou ainda que toda vacina pode dar algum tipo de reação, porém são reações esperadas e não há com o que se preocupar. “Dentro da reação esperada pode dar um pouco de febre, dor de cabeça ou mal estar, mas não é nada que seja foram do comum. Em Foz nunca tivemos uma reação grave. Além disso, principalmente as gestantes, não devem ter medo de se vacinar, porque além de se imunizarem elas estarão protegendo o bebê”, completou.

Grupos de riscos que devem tomar a vacina

– Crianças de seis meses a menores de cinco anos
– Idosos acima de 60 anos
– Indígenas
– Presidiários
– Pacientes de doenças crônicas
– Gestantes em qualquer período gestacional
– Mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias

Sair da versão mobile