Polícia ambiental resgata filhote de Gato do Mato em extinção

Uma equipe de policias do da 5ª Cia/BPMA, com sede em Foz do Iguaçu, deslocou-se até o município de Céu Azul, onde realizaram o resgate de um filhote de Gato do Mato Pequeno (Leopadus tigrinus) pertencente à família Felidae, com aproximadamente 200 gramas.

O filhote foi resgatado pelos Policiais nas proximidades de uma propriedade rural no entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Ele foi entregue ao Refúgio Biológico da Itaipu Binacional e passará por cuidados de um médico veterinário credenciado onde será examinado. O gato aparentava boas condições de saúde mais por se tratar de um filhote deve passar por um período de adaptação no refugio ate ser devolvido ao seu habitat natural.

Esta espécie de animal devido ao desmatamento, a caça e atropelamentos encontra-se ameaçado de extinção de acordo com a lista internacional de animais ameaçado (CITES) e ainda na lista de animais ameaçados do Paraná, editada pelo IAP. Esse gato resgatado é um animal de hábitos noturnos, carnívoro e sua dieta inclui pequenos animais tais como lagarto, pequenos roedores e aves, é considerado o menor felídeo brasileiro com tamanho e dimensões parecidas com um gato doméstico.

Sair da versão mobile